Her Campus Logo Her Campus Logo
/ Unsplash
Life

5 Motivos Para Ouvir Podcasts

O universo do podcast está se tornando cada vez mais amplo. O contato mais pessoal que essa nova mídia estabelece com o público é um dos maiores motivos para isso. Os programas são voltados a todas as temáticas que você pode imaginar e estão criando uma rede fiel de fãs, que fazem com que milhares podcasters entrem em suas respectivas rotinas.

No Brasil, a história dessa mídia começou em 2004. Porém, foi apenas em 2008 — com o sucesso do Nerdcast, do site Jovem Nerd — que começou a ser formada uma rede mais concreta de podcasts nacionais, estabelecendo uma nova maneira de se comunicar e transmitir informações.

Dez anos se passaram e a gama de podcasts, nacionais e internacionais, só cresce. Entrar nessa nova onda é uma maneira descontraída e prática para você estar sempre consumindo conteúdos que te agradam. Por isso, listamos cinco motivos provando que você não pode ficar de fora e deve ouvir se jogar nessa onda!

5 motivos para ouvir podcasts

#1 Muitos deles são de graça

A intenção do podcast é disponibilizar os áudios para download, o que te deixa livre para ouví-los a qualquer hora do dia. Assim, muitos deles têm seus serviços de distribuição de rápido e fácil acesso, com sites dedicados a podcasts ou a um específico — além de muitos estarem disponíveis em plataformas como Soundcloud, Spotify e Itunes.

#2 Variedade de assuntos

Hoje em dia, existem podcasts de todos os gostos e jeitos. Tanto em variação de linguagem quanto de assunto, é fácil encontrar seu nicho dentro desse mundo.

#3 O som mexe com você

Esse é um fato que você com certeza vai confirmar depois de ouvir alguns podcasts. Ouvir a voz de quem está compartilhando assuntos com você é algo muito pessoal. Seja para dar risada ou se emocionar, os podcasts têm uma capacidade de te afetar diretamente muito maior do que outras mídias tradicionais.

#4 É um ótimo jeito de otimizar seu dia

O podcast é um ótimo jeito otimizar o tempo, já que pode ser ouvido enquanto você faz tarefas domésticas ou no transporte público. Além disso, assim como a grande variedade de assuntos, existem podcasts com durações que podem se adequar a sua necessidade. Alguns com duas horas e outros de apenas dois minutos. Isso é super útil para as pessoas que tem tempo limitado, pois você pode encontrar aquele podcast mara sem sentir que está perdendo tempo.

#5 Informação, sempre!

E falando em perder tempo, podcasts nunca dão a impressão disso. Não importa o tema que ele apresenta, podcasts sempre acrescentam à nossa inteligência e aumentam nosso repertório cultural. Além disso, há muitos do nicho jornalístico — alguns mais informativos outros focando em storytelling. Grandes veículos como Folha, Estadão, Nexo e até a revista Piauí estão investindo nessa área.

Depois de apresentar os motivos para você ouvir essa nova mídia, confira alguns exemplos dos nossos podcasts favoritos. Você não vai querer perder nenhum episódio!

Dicas de podcasts 

  • Mamilos: Como as próprias criadoras dizem, jornalismo de peito aberto, um espaço onde é discutido, semanalmente, algum assunto polêmico com aprofundamento.
  • Cafezinho Café Brasil: Em no máximo cinco minutos, o cartunista Luciano Pires conta histórias e comenta assuntos variados da vida humana.
  • Um Milkshake Chamado Wanda: Com o nome mais inusitado do mundo de podcasts, Philipe Cruz, Samir Duarte e Marina Santa Helena comentam semanalmente sobre o mundo do entretenimento e da cultura pop.
  • Filhas da Grávida de Taubaté: Quando Maira Medeiros se junta com os meninos do Diva Depressão, o resultado é algo incrível que gera muitas risadas.
  • Maria Vai Com As Outras – Branca Vianna, da revista Piauí, traz convidados para falar sobre mulher e mercado de trabalho.

Imagem: Favim.com

Além disso, podcasts são ótimos para aperfeiçoar o inglês, então aqui vai uma lista de alguns com linguagem super inteligível.

  • Terrible, Thanks for Asking: Um podcast para se identificar e emocionar com histórias de pessoas reais.
  • Serial: Para os amantes de histórias de assassinatos e justiça.
  • Armchair Expert with Dax Shepard: O ator norte-americano senta com figuras de Hollywood, como Mila Kunis, para ter uma conversa divertida e sincera longe das câmeras, fazendo parecer que a celebridade faz parte do seu grupo de amigos.
  • Dear Sugars: Dois escritores respondendo cartas de sobre questões — muitas vezes problemáticas — de seus ouvintes. É pra rir, chorar e se identificar com algumas delas.

Já ouviu algum desses? Se ainda não, não perca tempo! Explore este universo e se apaixone por ele com a gente!

Isabela Frasinelli

Casper Libero '20

Student of journalism. From São Paulo to the world. @isafrasinelli
Mariana Mendes

Casper Libero '20

Student of journalism with a passion to tell stories. Also loves a good TV show, a conforting book and life changing movies.
Similar Reads👯‍♀️