5 Dicas Para Cuidar Da Saúde Mental Durante a Quarentena

Viramos 2020 com a esperança que sempre floresce na chegada de um novo ano, com muitos planos, sonhos e objetivos em mente. Mas, logo nos primeiros meses, a energia mudou e situações atípicas começaram a acontecer. Ameaça de guerra, queimadas destruidoras na Austrália e, agora, a pandemia de um vírus novo e altamente contagioso. 

Como consequência, estamos enfrentando um período indeterminado de isolamento social para se proteger da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus. 

Ficar em casa convivendo mais do que nunca com nossos parentes, sem ter contato com amigos e pessoas queridas, tendo que se adaptar a uma rotina completamente diferente, além, claro, do medo natural e constante de contrair uma doença ainda pouco conhecida… Essa situação inédita pode gerar muita insegurança e ansiedade, e por isso, manter a saúde mental durante o período de quarentena está sendo um desafio para a maioria das pessoas.

  1. 1. Aceite o momento

    sticky note that has "Stay home" written on it

    Uma atitude essencial para se manter bem no meio dessa bagunça toda é, simplesmente, aceitar essa bagunça toda. Quando a ansiedade bater, pare e pense: você pode fazer algo para mudar a situação ou ela está fora do seu alcance?  No caso da pandemia, a não ser que você, leitora, seja um gênio das ciências médicas, não tem muito o que fazer, certo? Então aceite que esse é um momento difícil, mas que vai passar! Lembre-se que você também é essencial na proteção da sociedade, estamos todos passando por isso juntos!

  2. 2. Separe o seu tempo

    computer hands writing in journal on table

    Aquela frase clichê “cada coisa tem seu tempo” nunca foi tão real! Quando transportamos completamente nossa rotina para dentro de casa, separar o tempo de cada atividade é fundamental para não acabar se sobrecarregando. A aula tem que tomar o tempo da aula, o estágio tem que tomar o tempo do estágio, e, com certeza, o lazer o tempo de lazer. Faça aquilo que te faz bem: aproveite para se aproximar mais de sua família, converse com seus amigos por telefone, dance, leia, veja filmes e tudo o que te deixe feliz.

  3. 3. Pratique atividades físicas

    Se você já praticava alguma atividade física antes da quarentena, continue. Mas se você ainda não tinha esse hábito, talvez esse seja o momento ideal para começar. Arejar a cabeça exercitando o corpo faz muito bem para a saúde física e mental e, num período de isolamento social, estar bem por fora e por dentro é muito importante! Existem vários aplicativos com atividades gratuitas para você testar em algum cantinho da sua casa. Seja um treino funcional para ganhar massa muscular ou práticas de yoga para se sentir mais tranquila, isso com certeza vai te fazer muito bem!

  4. 4. Mantenha sua espiritualidade

    Alisa Anton U_Z0X

    Meditar, rezar, olhar para o céu, ouvir mantras… O que te faz sentir bem e conectada com o mundo? Não importa como, manter a sua espiritualidade durante um período de tanta incerteza ajuda a seguir forte e firme para enfrentar o que está por vir.

  5. 5. Tudo bem não se sentir bem

    sign

    Mesmo que você faça tudo o que estiver ao seu alcance para ficar bem e, mesmo assim, se sentir triste, ansiosa, ou com preguiça, não se culpe! Está tudo bem não se sentir bem! A atriz Jameela Jamil escreveu em seu Twitter: “Se você quer pão, como um pouco de pão. É uma crise global, francamente, faça o que for para facilitar isso: se sinta, coma, durma, reflita. Não precisamos sair dessa situação magros, precisamos sair dessa vivos. Esse é o nosso único trabalho. Fique seguro. Seja gentil consigo mesmo”. 

---------------------------------------------------------------

A matéria acima foi editada por Helena Figueroa. 

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a Her Campus Cásper Líbero!