5 Cuidados Para Quem Tem Pele Seca

Textura ressecada, cor esbranquiçada, sem viço ou manchas vermelhas: essas são algumas das características da pele seca. Basicamente, essa textura de pele é causada pela falta ou baixa produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.

Nem tão comum entre as brasileiras, esse tipo de pele requer cuidados especiais, afinal, em casos mais graves pode causar rachaduras e feridas. Por isso, separamos cinco dicas incríveis para ajudar quem sofre com a pele seca. Olha só!

  1. 1. Hidratação Sempre

    O melhor amigo de quem tem a pele seca é o hidratante! O indicado é escolher um bem potente, de preferência, os enriquecidos com ceramidas e vitamina B3. As melhores texturas são as de creme e sérum.

  2. 2. Cuidados Com o Banho

    Pode parecer clichê, mas a água muito quente durante o banho é um dos principais fatores para o ressecamento da pele. O ideal é optar pela água morninha. Ainda vale ressaltar que sabonetes em barra tendem a contribuir com a piora da pele seca, logo, sabonetes líquidos são mais indicados.

  3. 3. Não Esqueça Do Resto Do Corpo

    Quando falamos da pele temos a tendência de focar na pele do rosto e esquecemos que o restante do nosso corpo também pode ser seco. Neste caso, é hora de apostar em cremes com ureia ou manteiga de karité. Em regiões com tendência ao ressecamento, como joelhos, cotovelos ou calcanhares, é importante optar por ativos como o pantenol e o madecassoside.

  4. 4. Atenção Especial No Frio

    Enquanto as mulheres com pele oleosa sofrem no calor, as meninas com pele seca precisam ficar atentas no inverno ou dias mais frios. É bom prestar atenção na temperatura da água no banho (nada de muito quente, hein?!), porque é durante esse tempo que a pele fica mais fragilizada. Além disso, se atente também ao consumo de água!

  5. 5. Dica Amiga

    Os produtos de skincare podem ser bem carinhos, então, pega a caneta e anota alguns itens caseiros que podem te ajudar! Para a hidratação, uma embalagem de iogurte natural e uma colher de mel, por exemplo, formam uma máscara poderosa. Outra opção é fazer om óleo hidratante com 500 mil de óleo de amêndoas doces e 250g de sementes de damasco. As redes sociais estão cheias de dicas incríveis. Fica de olho!

Lembre-se sempre de consultar um dermatologista! Por mais que nossas dicas possam te ajudar, um profissional sempre é o melhor indicado para receitar produtos feitos para a sua pele.