Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

2020: O Ano Em Que o Mundo Quase Acabou – Algumas Vezes

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Que o ano de 2020 foi caótico, todos nós sabemos. Logo nos primeiros dias, lá em janeiro, percebemos que o ano estava fadado ao fracasso; fracasso este que viria acoplado a um vírus que ninguém nunca tinha ouvido falar na vida. Isso mesmo, o coronavírus, a doença que deixou a população mundial em quarentena. 

Lembra em 2012 que achávamos que o mundo acabaria naquele ano? Passou e nada aconteceu, mas isso não impediu que ele passasse o bastão de “ano do fim do mundo” para 2020, que recebeu o título com coroa e tudo. A diferença entre os dois é que 2020 soube como chegar ao extremo, porque ainda não sabemos se iremos sair vivos dele.

Apocalipse ou não, finalmente dezembro está logo ali e, de quebra, o fim do ano também. Muita gente acredita que 2020 foi um surto coletivo, no qual, quando 2021 chegar, tudo irá melhorar e nada disso vai acontecer mais. Porém, sabemos que, infelizmente, não é assim que vai funcionar. 

Mesmo com as diferentes situações que vivemos a cada mês, brasileiro que é brasileiro não se deixa abalar; de problemas já temos um monte, então porque não fazer piada disso e fazer outras pessoas rirem também? Essa foi a ideia que grande parte da população teve, fazendo com que os acontecimentos do ano, por mais sérios que fossem, tivessem uma pitada de humor. E é isso que vamos ver nessa lista simples de eventos mais engraçados (e sérios) que mudaram o percurso de 2020 e nos fizeram ao menos dar uma risadinha nesse período tão difícil. Olha só:

Terceira Guerra Mundial

Quando disse no início que o ano estava fadado ao fracasso, não estava brincando. Isso porque logo nos primeiro dias de 2020, tivemos essa pérola que foi chamada pelos internautas de “Terceira Guerra Mundial”.

Me deixe te contextualizar: em um bombardeio comandado pelos Estados Unidos o general Qassem Soleimani, um dos mais importantes do Irã, foi atingido e morreu. Obviamente, o país respondeu a altura, afirmando que iria revidar o ataque.

Mas o que tem de engraçado nisso? A comédia da situação foram os memes que os brasileiros espalharam pelo Twitter e Facebook – para ter uma noção, os memes chegaram até a TV iraniana.

Isso aconteceu porque o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, é simpatizante de Donald Trump, presidente dos EUA, e declarou apoio ao país. Toda a graça partiu daí, onde os memes brasileiros e as postagens dos internautas eram “Oi, Irã. Não somos simpatizantes dos ideais do presidente dos EUA, tá? Não queremos morrer.”

COVID-19

Coronavírus, coronga, micróbio, como queira chamar. Mas que esse vírus veio para perturbar nossas mentes e mudar nossas rotinas, ele veio mesmo. Se saúde era importante antes, agora nem dá pra brincar com uma situação dessas. Mas todo mundo foi pego de surpresa quando a quarentena começou a ser decretada em diversos países, e claro que não seria diferente no Brasil.

Mas essa quarentena, para alguns, pare e interminável e é justamente onde mora a graça. Brasileiro, festivo do jeito que é, animado do jeito que é, ficou desolado em ficar trancado dentro de casa, sem poder ver amigos, ver a família e a parte mais triste: não poder sentar do lado de fora do barzinho e beber até cair.

Mas infelizmente, mesmo que alguns estejam ainda tentando cumprir a quarentena e ficar longe de multidões, outros já não estão se preocupando tanto assim. É máscara fora do lugar, é pessoal aglomerado em festas e bares. E com tudo isso, olhe só: nós nunca saímos da primeira onda do vírus. Quem puder, fique em casa, e quem não puder, por favor se cuide.

As vespas gigantes

Está aí algo que foi surpreendente até mesmo para o ano de 2020: ninguém nunca imaginou que existiam vespas gigantes na Ásia. Mas, justo em este ano, elas resolveram fazer uma turnê mundial e sair sobrevoando diversos países. Foram vistas nos Estados Unidos e na Europa, e elas eram enormes – capazes até de matar um ser humano na base da picada. E sabe o mais curioso? Por pouco não chegou no Brasil; imagina esse feito em território brasileiro?

Gafanhotos

https://twitter.com/maycondsp_/status/1276169995538612227?fbclid=IwAR2zwKH1MK6Z3hCkinapKfc7Rge79ETpkCvUL5nKS_WavxZYQK-s9XoW2WY

E quando todo mundo estava esperando um ataque alienígena (porque só faltava isso para chegarmos ao fim do mundo mesmo), os gafanhotos vieram reivindicar seu reino por direito. Isto porque mais de 20 milhões de gafanhotos se reuniram para dar um presentinho: uma nuvem de gafanhotos digna das dez pragas do Egito.

Os espertinhos deram uma volta na Argentina e quase chegaram ao Brasil, mas graças a uma frente fria desviaram sua rota do solo brasileiro para o solo uruguaio.

Mais uma nuvem, mas dessa vez é Godzilla

https://twitter.com/hongsouI/status/1276058281459449856

Quem sofreu mais com esse evento foi quem tem rinite e asma – mas todos foram afetados. A novidade da vez foi uma nova nuvem de poeira que vinha diretamente do Saara, a qual foi apelidada carinhosamente de “Godzilla”. Com certeza você já ouviu falar nessa fera.

O fato curioso é que essa nuvem acontece anualmente e é um evento bastante comum. Mas, como estamos falando de 2020, obviamente nada é comum: a nuvem que resolveu dar uma voltinha pelo Brasil era imensa, e deu um sustinho de espirros na galera por aqui.

Não sei quantos dias contando papelzinho

E para finalizar essa listinha com chave de ouro, não poderíamos esquecer da pérola que foi a eleição presidencial dos Estados Unidos. Em uma disputa acirrada entre Donald Trump e Joe Biden, os americanos foram votar com esperança para um governo melhor.

Mas quem achou que ia ser rápido, igual no Brasil que os resultados saem no mesmo dia, achou errado: tem estados nos EUA que ainda estão em processo de contagem de papelzinhos, opa quero dizer votos. Isso porque Trump insistiu diversas vezes que refizessem a contagem de votos em estados chaves, aqueles que decidem o rumo das eleições. Mas não adiantou, foi declarado por jornais estadunidenses de renome que Joe Biden é o novo presidente dos Estados Unidos!

Mas esses dias infinitos de contagem de papéis geraram inúmeros memes e piadas aqui no Brasil, principalmente referente a questão do voto impresso e a nossa queridinha “pirim”, a urna eletrônica.

E agora me conta: você participou de alguns desses eventos? Ou já cansou dessa turnê que foi o ano de 2020? Não vou mentir, eu estou destruída e moída, mas é de 2020 que estamos falando não é? Parem para pensar que ainda temos mais um mês pela frente, mas vamos tentar pensar positivo nesse último ciclo!

————————————————————-

The article above was edited by Vivian Souza.

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!

Mirella Agnes

Casper Libero '21

Fire sign, a little determined. I read most of the time, but I like biology too. Gamer, and writer. A total geek, and duff. Speak more than own mouth, but prefer silence when going to write something. A journalist in training, and lover of Seventh Art.