10 Mulheres Mais Poderosas Do Cinema

De geração em geração, o cinema dá ao mundo histórias de mulheres incrivelmente poderosas e capazes de conquistar o que querem com a sua força. Desde uma dona de casa comum a uma super-heroína, conhecemos personagens que nos motivam e fazem sonhar. Mas não são só nos filmes que essas histórias aparecem: na vida real, as próprias atrizes, diretoras e produtoras são verdadeiras inspirações.

Saiba quais são as 10 das mulheres mais poderosas do cinema que provam, diariamente, que o lugar da mulher é onde ela quiser!

#1 Meryl Streep

Foto: Variety

A mídia a define como a melhor atriz dessa geração. E não é para menos! Meryl Streep é colecionadora de prêmios pelo seu trabalho impecável em todos os papéis que se propõe a fazer. Já foi indicada ao Oscar 21 vezes (um recorde!) e é reconhecida por ser super versátil. Dentre todos os filmes que já participou, Meryl se destaca pela personalidade forte posta em cada personagem, como em O Diabo Veste Prada, Mamma Mia, A Dama de Ferro e The Post. A atriz também já foi condecorada duas vezes pelo presidente Barack Obama por seus serviços prestados a arte americana. Sem dúvidas uma diva!

#2 Viola Davis

Foto: Variety

Uma infância difícil, com pobreza e fome, não foi o suficiente para fazer com que Viola Davis desistisse do sonho de ser atriz. Aos 52 anos, a atriz é primeira negra a ser indicada três vezes ao Oscar, além de já ter ganhado todos os três prêmios mais importantes da atuação nos Estados Unidos. Viola começou no teatro, depois foi para papéis coadjuvantes no cinema e hoje é uma das mais poderosas das telinhas, telonas e palcos. É considerada a atriz contemporânea mais inspiradora!

#3 Angelina Jolie

Foto: Uol

Atriz de sucessos como Malévola, Sr. e Sra. Smith, Lara Croft e A Troca, Angelina Jolie coleciona prêmios e é a mulher mais bem paga de Hollywood. E como se não bastasse todo seu sucesso nas telas, em 2010 decidiu ser diretora, produtora e roteirista, trabalhando com os dramas In the Land of Blood and Honey e Invencível. É considerada por muitos a mulher mais linda do mundo, mas se destaca também por outra coisa: seu papel ativo para defender causas humanitárias. Luta pelos refugiados, por questões ambientais e pelos direitos das mulheres.

#4 Penélope Cruz

Foto: Variety

Uma estrela que começou a brilhar cedo foi Penélope Cruz. Com apenas 16 anos, ela se tornou famosa na Espanha apresentando programas de TV. Com seu carisma contagiante, foi ganhando cada vez mais espaço no país de origem com filmes como La Niña de Tus Ojos. Em 2006 veio a oportunidade de gravar Volver, filme do aclamado Pedro Almodóvar. Desde então, Penélope é uma das atrizes mais reconhecidas do mundo e vem ganhando sempre mais espaço em filmes que provam sua incrível qualidade artística.

#5 Fernanda Montenegro

Foto: Catraca Livre

Uma das maiores atrizes brasileiras de todos os tempos, Fernanda Montenegro foi a única mulher indicada ao Oscar de Melhor Atriz por um filme de língua portuguesa, com Central do Brasil. Por ser neta de um dos criadores do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e crescer nesse meio, atuar nunca foi algo estranho para ela. Muito pelo contrário: Montenegro é tão boa no que faz que, além de todos os 80 prêmios aos quais já foi indicada, em 1999 foi condecorada com a maior comenda civil do país, a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito, "pelo reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras".

#6 Greta Gerwig

Foto: Variety

Quinta mulher (e a única entre quatro homens na edição de 2018) a concorrer ao Oscar de direção. Com Lady Bird – A Hora de Voar, Greta Gerwing provou muito mais do que sua versatilidade, mas também que as mulheres, por mais difícil que possa ser, vão sempre conseguir se encaixar num espaço que se fez masculinizado. Greta é dessas atrizes e diretoras que deixam um pedaço de si em cada personagem e essa sensibilidade inigualável pode ser percebida no filme que, dirigido por uma mulher, foi escolhido o melhor do ano.

#7 Gal Gadot

Foto: Variety

Babá, atendente de lanchonete, estudante de Direito e Relações Internacionais, instrutora de combate nas Forças de Defesa de Israel. Essas são algumas das múltiplas atividades que Gal Gadot já teve antes de decidir que queria ser atriz. O verdadeiro exemplo de que a mulher pode estar aonde quiser. Mas a fama veio mesmo com Mulher Maravilha. O papel da heroína fez com que Gal se tornasse um verdadeiro símbolo de poder feminino. A atriz, no entanto (e mesmo com a mídia a hipersexualizando), faz questão de mostrar que o mundo está cheio de mulheres maravilha, de diversas etnias, tamanhos, cabelos. Uma verdadeira rainha!

#8 Alice Braga

Foto: Purepeople

Se há o mito de que para ser uma atriz famosa no Brasil tem que participar de telenovelas, Alice Braga veio para provar o contrário. Filha e sobrinha de famosas, a atriz de apenas 34 anos vem se consolidando cada vez mais no mercado de filmes brasileiros e no exterior. Participou de filmes como Cidade de Deus, Cidade Baixa, Eu Sou a Lenda e A Cabana. Com todo o seu talento, Alice é uma representante brasileira num mundo tão disputado que promete brilhar muito ainda.

#9 Laís Bodansky

Foto: Papo de Cinema

Cineasta e roteirista, Laís Bodansky é hoje um dos maiores nomes do cinema brasileiro. Começou com muita dificuldade com Bicho de Sete Cabeças que, por ser um filme que aborda drogas, preconceito e hospícios, as empresas não queriam patrocinar, mas garantiu, ainda com esse filme, diversos prêmios por melhor direção. Com histórias fortes e que abordam diversos questionamentos, Laís se consolidou como uma grande diretora no mercado de filmes no Brasil. Seu último trabalho foi Como Nossos Pais, muito aclamadopela crítica.

#10 Emma Watson

Foto: Variety

E para fechar com chave de ouro, não há ninguém melhor que a eterna bruxinha Hermione da saga Harry Potter. Emma Watson começou bem cedo nas telonas e, com apenas 27 anos, já tem uma carreira incrível, com papéis em grandes títulos como A Bela e a Fera, The Bling Ring e Noé. Além de já ter participado do mundo da moda, Emma é muito voltada para as questões sociais. Colabora com marcas que prezam pela sustentabilidade ambiental e, em 2014, foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade na ONU Mulheres. Seja nas telonas ou lutando por um mundo mais justo para as mulheres, Emma é uma das celebridades mais queridas de sua geração.

Edição: Letícia Giollo