Her Campus Logo Her Campus Logo
Life

10 Lugares Onde Você Pode Plantar Em São Paulo

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Quem não gosta de um pouco de ar livre, né? Se gostar de colocar a mão na massa e o pé na terra, melhor ainda! O que era corriqueiro na vida agrícola do interior agora se torna inusitado na correria urbana, tão individual e cheia de fumaça. Prepare o seu protetor solar, luvas e boné e venha com a gente conhecer e cultivar as hortas comunitárias mais verdinhas de São Paulo.

1. Horta das Corujas

Imagem: Marcos Santos, via Jornal do Campus – USP

A charmosa e conhecida horta fica na Praça das Corujas, no Bairro da Vila Beatriz. Já teve até casamento nela, acredita? Ela é aberta para visitantes e voluntários, e a cerca em torno é só para evitar a entrada de cachorros e gatos. Os voluntários se organizam, principalmente nas redes sociais, trocando informações sobre o que fizeram e o que é preciso ser feito na horta. Tem alguma dúvida ou se interessou em fazer parte do voluntariado? É só acompanhar o trabalho pelo grupo do Facebook Horta das Corujas.

2. Hortão da Casa Verde

Imagem: Daniel Boa Nova, via Hypeness

Num terreno sem valor imobiliário e que tinha tudo para ser mais um local de despejo de entulhos, uma ideia passou pela cabeça dos paisagistas André Carreta e Carmen Sampaio. O casal arregaçou as mangas para dar um destino mais sustentável ao espaço. Com mais de dois mil metros de comprimento, você pode caminhar pelas trilhas e encontrar variedades de hortaliças, frutas e legumes. Aqui agrotóxico não entra, mas você, sim! Quer visitar? O local fica na Rua Caetano Desco, 123, no bairro Casa Verde. Você pode saber mais no grupo do Facebook do Hortão Casa Verde.

3. Horta do Beco Cambuci

Imagem: F Fernando Barbosa B, via Facebook

Antes esse era só mais um beco tomado pelo lixo, descaso e abandono. Tudo mudou graças a mutirões, que tornaram o local agradável e repleto de práticas coletivas dos moradores, interagindo com a agricultura urbana. Localizado na altura do número 474 da Rua Antônio Tavares, a horta fica no bairro do Cambuci e os mutirões são feitos todos os domingos a partir das 14h. Para saber mais sobre como esses eventos ocorrem, é só entrar na página do Facebook da Horta do Cambuci.

4. Horta da Saúde

Imagem: Sérgio Shigeeda, via Facebook.

Próxima à estação Saúde da linha azul do metrô, a horta tem o objetivo de trazer exatamente o que o nome do bairro onde está localizada representa. Nas redes sociais, são organizados mutirões, e de segunda a sábado (até o 12h) sempre há alguém esperando sua visita.  No grupo do Facebook, você pode compartilhar experiências e aprendizados não só relacionados à horta, como também ao meio ambiente, agricultura orgânica, sustentabilidade e muito mais. A Horta da Saúde está localizada na Rua Paracatu, 66.

5. Horta Orgânica da Tia Bela

Imagem: Marlene Bergamo, via Folha de S.P.

Num terreno de concessão da AES Eletropaulo, os aposentados José Aparecido Candido Vieira e Florisbela Azevedo Silva resolveram criar uma horta embaixo de um linhão de transmissão elétrica, no extremo leste da cidade. Dela os antigos comerciantes tiram seu sustento, plantando alface lisa, crespa, mimosa, roxa, couve, rúcula, temperos e frutas, tudo sem agrotóxicos ou fertilizantes. Localizada no Jardim Imperador, ela faz parte da ONG Cidades Sem Fome, e você pode entrar em contato com eles por aqui.

6. Horta da Fmusp

Imagem: Blog da Horta da FMUSP

Você sabia que a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, além de cuidar da saúde, também cultiva uma horta em suas dependências? Pois é, iniciada em 2013 a Horta da FMUSP provê verduras fresquinhas, contato com a terra e oxigênio puro nesta nossa paulicéia desvairada. Fique por dentro das atividades visitando a página oficial da Horta da Fmusp e o blog. Participe dos mutirões que acontecem às quintas-feiras depois das 17 horas e nas sextas ao meio-dia. E mais: a colheita é pública. A FMUSP se localiza na Av. Dr. Arnaldo, bairro Cerqueira César, pertinho do metrô Clínicas. Acesse o Blog da Horta FMUSP.

7. Horta do Centro Cultural São Paulo

Imagem: Facebook Horta CCSP

Já ouviu falar da horta do CCSP na rua Vergueiro? Ela começou em 2011, com o apoio da Prefeitura de São Paulo, e a área verde do espaço cultural agora depende da ajuda dos voluntários. No último domingo de cada mês acontecem os mutirões e o acesso é bem simples pelo metrô Paraíso. Dê uma espiada nas fotos e nos eventos do grupo Facebook Horta CCSP.   

8. Horta do Ciclista

Imagem: Divulgação/Wiki/Horta dos Ciclistas

A selva de pedra pode ficar mais solidária e verde se você participar de uma horta comunitária.  Desde 2012 um grupo chamado Hortalões Urbanos promovem o cultivo coletivo de alimentos entre as estações do metrô Consolação e Paulista na Praça do Ciclista. A partir do meio dia, no primeiro domingo do mês, para participar é só levar composto orgânico, folhas secas, pás, enxadas e mudas pequenas ou médias para plantar. Gostou? Entre e saiba mais no grupo do Facebook Horta do Ciclista.

9. Horta das Flores

Imagem: Facebook Horta das Flores

Mora perto do metrô Bresser-Mooca, méo? Curte cultivo biointensivo, agrofloresta, ervanário, borboletas, abelhas, aranhas e pessoas que querem fazer alguma diferença em suas vidas? Dê um pulinho até a Horta das Flores. Prepare-se para o multirão realizado todo primeiro domingo de cada mês e na terceira quarta-feira das 8h/9h até umas 13h/14h. Fique atento ao calendário. O endereço dessa Horta simpática é na Av. Alcântara Machado nº2.200, próxima da estação de metrô Bresser-Moóca.

10. Horta Vila Pompéia

Imagem: Facebook Vila Pompéia

Um terreno abandonado pode se transformar em uma horta comunitária? Sim! A Horta Vila Pompéia é uma delas. Um delicioso encontro com café comunitário acontece aos domingos às 11h onde cada cultivador leva um quitute. Daí o bate-papo sobre dicas e cuidados com a horta rola solto e você pode colaborar para uma cidade mais bonita e saudável.  A Horta Vila Pompéia fica na Rua Francisco Bayardo, perto da Av. Pompéia!

Texto: Camila Simões e Fabíola Ballarati Chechetto ​

Edição: Marcela Schiavon

Camila Simões

Casper Libero

Estudante de jornalismo apaixonada pela comunicação e a forma como ela estreita as relações entre as pessoas.