10 Escritores Que Você Precisa Conhecer

Segundo o dicionário, ler significa percorrer com a visão, decifrando um código por uma relação estabelecida entre as sequências dos sinais gráficos e significados próprios de uma língua natural. Mas quem gosta de ler sabe que dá pra traduzir tudo isso em "viajar na imaginação". Quando se lê, é possível ir à Hogwarts, à Terra Média, à praia, à cidade, ao campo ou até à dimensão mais profunda dos nossos sentimentos.

Pensando nisso criamos uma lista com alguns dos autores que você não pode deixar de conhecer.

J. K. Rowling

Foto: The Sirens Rise

Para começar a lista com muita magia é preciso colocar J.K. no topo. A inglesa nasceu em 1965 e lançou em 1997 - após ouvir diversos "não" - Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro do bruxo mais amado do mundo por crianças, adolescentes e adultos. A saga mágica terminou dez anos depois, em 2007, com o sétimo e último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Também vale a pena conferir suas outras obras, como Morte Súbita, O Chamado do Cuco, O Bicho-da-Seda e Vocação para o Mal.

Benjamin Alire

Foto: Media-Addict

O norte-americano escreve e publica livros há muito tempo, mas um de seus maiores sucessos, Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, só foi lançado no Brasil em 2012. A história é sobre as descobertas da adolescência de dois garotos que acabam se aproximando, mas vai muito além disso. Neste ano o autor também lançou A Lógica Inexplicável da Minha Vida, que também segue a linha de ficção juvenil.

Sarah J. Maas

Foto: Helô Freitas

Sarah é a atual queridinha dos amantes de fantasia. A escritora lançou em 2012 o primeiro livro da série Trono de Vidro que traz como personagem principal a assassina Celaena Sardothien. Se você gosta de histórias com mulheres fortes e poderosas, não pode deixar de ler a saga que atualmente está no quinto volume. Ela também é a autora da saga Corte de Espinhos e Rosas, focada na feérica Feyre que também é cheia de magia, mistérios e fortes personagens femininas (e lições sobre feminismo!!!).

Jennifer Brown

Foto: Grupo Autêntica

Jennifer não brinca de escrever sobre assuntos sérios, mesmo que seu público-alvo sejam (em sua maioria) adolescentes. Tratando de temas como bullying, suicídio e relacionamentos abusivos, a estadunidense sabe como deve abordar temas são sensíveis em uma narrativa. Aqui no Brasil apenas dois de seus livros foram publicados: A Lista Negra e Amor Amargo.

Se você é sensível em relação à esses temas, recomendo que leia as histórias apenas quando se sentir preparado, pois contém alguns gatilhos, apesar de Jennifer fazer um trabalho impecável, sútil e que sempre é acompanhado de muita cautela.

J. R. R. Tolkien

Foto: Mental Floss

Se Tolkien não foi um gênio, então não sei o que este homem foi. O autor de Senhor dos Anéis, O Hobbit e diversas outras histórias faleceu em 1973 e deixou um grande legado para aqueles que gostam de fantasia e ficção. Se você quer ficar ansioso, medroso, corajoso e animado com uma só história, escolha qualquer uma deste homem e divirta-se! Ah, e se você gosta de diferentes espécies, como hobbits, elfos, orcs e anões, siga em frente!

Victor Martins

Foto: Victor Martins

Quinze Dias, o romance de estreia do brasileiro, tem conquistado leitores pelo país a fora. O livro conta a história de Felipe, que estava prestes a passar as férias da escola do jeitinho que todo mundo gosta, fazendo vários nadas. Mas só até descobrir que teria companhia durante todo esse período, e que a companhia no caso é um crush não superado, seu vizinho Caio. Além da história incrível, é ótimo ver um livro com personagens homossexuais não estereotipados fazendo sucesso.

Eduardo Spohr

 Foto: Catraca Livre

O carioca e maior fãs de RPG de mesa que você poderá conhecer (ouça qualquer Nercast com a participação deste homem e você entenderá o que estou dizendo) publicou em 2007 um dos melhores títulos de fantasia do Brasil, A Batalha do Apocalipse. O livro conta a história de Ablon, o Anjo Renegado, que terá que reunir seus colegas contra um mal que resultará no fim do mundo caso não seja contido.

Carlos Drummond

Foto: Uol

Poeta, contista, cronista e repleto de sentimentos, esse é um breve resumo desse autor incrível que é considerado por muita gente, o poeta brasileiros mais influente do século XX. Se você gosta do Modernismo e de derreter o coração com poemas, te aconselho a começar por Sentimento do Mundo. Leia também: Alguma Poesia, A Rosa do Povo, José, Claro Enigma, Antologia Poética, Contos de Aprendiz e muitos outros.

Bianca Santana

Foto: Sempreviva Organização Feminista

Quando Me Descobri Negra é o livro de estreia de Bianca. Nele há relatos da própria autora, e de outras pessoas negras, sobre o racismo que enfrentam todos os dias, o qual vai desde os alisamentos no cabelo até as profissões subjugadas. Além de escritora, Bianca é cientista social e jornalista. Ela já foi aluna, e até pouco tempo atrás, era professora, da Faculdade Cásper Líbero.

Martha Medeiros

Foto: Biblioteca de São Paulo

Se você teve ou ainda tem Tumblr, com certeza já reblogou alguma frase da Martha. É quase impossível não se identificar com muitas das poesias e crônicas que a jornalista e escritora já escreveu. Você pode começar lendo A Graça da Coisa, Doidas e Santas, Noites em Claro, Divã e muitos outros.

Edição: Letícia Giollo