Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

Muito Além de “Dickinson”: 6 Obras Que Retratam A Vida De Escritores Reais

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

SSucesso da Apple TV, Hailee Steinfeld estrela a série ”Dickinson”, baseada na vida de Emily Dickinson (1830–1886), poeta norte-americana que almeja ser a maior escritora do mundo. De uma forma divertida e única, a biografia ganhou os corações do grande público. E se você acha fascinante descobrir um pouco mais sobre a vida de escritores que deixaram um legado ao mundo, as seguintes obras podem ser um grande entretenimento!

Wilde (1997)

O filme retrata a vida de Oscar Wilde (1854–1900), autor de um dos maiores clássicos de todos os tempos: ”O Retrato de Dorian Gray”, de 1890. O longa percorre a história do autor ao abrir uma ação contra o Marquês de Queensberry por difamação e a reviravolta enfrentada por Wilde, ao ser condenado a realizar trabalhos forçados por ser homossexual. Também acompanha sua relação com sua esposa e a deterioração da mesma conforme diversos eventos são relatados.

Sylvia – Paixão Além das Palavras (2003)

O longa-metragem estrelado por Gwyneth Paltrow conta a história da famosa escritora e poeta Sylvia Plath (1932–1963), autora do clássico ”Redoma de Vidro”, de 1963. A obra busca transparecer um pouco da personalidade de Sylvia Plath, contando histórias que nem mesmo os estudos de seus diários foram capazes de deixar claro. 

Aos 20 anos de idade, a autora é enviada para um hospital psiquiátrico, onde conhece uma rica senhora que lhe oferece uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge. O filme nos leva até o dia em que ela encontra seu futuro marido, Ted Hughes, e segue acompanhando o crescimento e companheirismo de ambos ao decorrer do tempo.

Mary Shelley (2017)

O filme estrelado por Elle Fanning nos guia pela história de Mary Shelley (1797–1851), autora do clássico literário “Frankenstein”, de 1818. O longa é iniciado com a escritora ainda criança, e segue mostrando a história de seu primeiro amor com o poeta Percy Bysshe Shelley (1792–1822), que a inspirou a escrever seu livro de maior sucesso.

A obra se passa em um grande espaço de tempo, e retrata como foi difícil para Shelley ter seu livro publicado em seu nome, já que o tema era visto como algo inadequado para mulheres. Porém, com uma intervenção de Percy, eventualmente Mary consegue publicar seu livro de forma anônima e tardiamente com seu próprio nome.

O Mestre dos Gênios (2016)

A obra retrata a vida do famoso editor literário, Max Perkins (1884–1947), que apostava em vários jovens talentos. Ele descobriu nomes como F. Scott Fitzgerald (1896–1940) e Ernest Hemingway (1899–1961), autores de “O Grande Gatsby” (1925) e “O Velho e o Mar” (1952), respectivamente.

O longa também foca no relacionamento entre Perkins e o escritor Thomas Wolfe, mostrando a dinâmica de trabalho dos dois.

O Nosso Segredo (2014)

Nessa adaptação cinematográfica do livro ”The Invisible Woman” (Claire Tomalin, 1990), a história de Nelly Ternan (1839–1914) e Charles Dickens (1812–1870) é explorada de forma sensível aos espectadores. O filme retrata a história real de amor do par, que se conhecem quando Nelly tem apenas 18 anos, enquanto Dickens tem 55 e uma família construída. O casal permaneceu junto por 13 anos, até a morte do famoso escritor.

Tick, Tick… Boom! (2021)

O longa nos traz a história de Jonathan Larson (1960–1996), criador de uma das maiores obras da Broadway: ”Rent”. O revolucionário musical retrata o desemprego, uso de drogas, homossexualidade, liberação sexual e a AIDS na Nova York dos anos 80. Até hoje encontra-se em cartaz e possui canções conhecidas pelo grande público.

Tick, Tick… Boom!” foi o musical escrito por Larson antes de ”Rent”, porém o filme retrata o caminho nada fácil do compositor para escrever um anterior a ele, ”Superbia”. 

Aqui, suas dificuldades, ansiedades, loucuras e momentos mais crus são mostrados de forma pura e sensível. Andrew Garfield dá vida ao protagonista e chegou a ser indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Até as pessoas que não costumam gostar de musicais vão se sentir emocionados ao assistir ”Tick, Tick… Boom!”.

—————

O texto acima foi editado por @diovanna-mores-monte

Beatriz Oliveira

Casper Libero '25

Journalism student at Cásper Líbero, who's also a very passionate reader and writer. I tend to spend most of my days fangirling over Taylor Swift, reading romcoms and talking about politics!