Her Campus Logo Her Campus Logo
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Uma série de problemas tem atingido a área do Pantanal no centro-oeste brasileiro. Focos de incêndio durante a seca na região são comuns, porém, após cada estação desse tipo, vem a estação das chuvas que os mantém sob controle. Em 2020, elas foram extremamente escassas, o que resultou na estação chuvosa mais seca dos últimos 50 anos.

Piorando ainda mais a situação, a região enfrenta um crescente desmatamento, no qual, muitas vezes, se utiliza ilegalmente o fogo.  A quantidade de vegetação ainda permite que o incêndio alcance proporções gigantescas na seca. Outro fator agravante para a devastação do bioma é o desmonte de órgãos de fiscalização ambiental que foi feito nos últimos anos com o atual governo. 

Nas últimas semanas, vimos que o incêndio atingiu 2,3 milhões de hectares do Pantanal, o que seria mais de 15% de sua extensão, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O Ministério da Defesa relatou o uso de 14 aeronaves, 40 viaturas e duas embarcações no combate às chamas que atingem o bioma. Porém, especialistas apontam que o vasto território dificilmente contará com um número suficiente de equipamentos e pessoas para parar o incêndio. 

O fogo se alastrou de uma forma que a região não via há décadas. Em meio à essa tragédia, os moradores enfrentam ainda mais problemas de saúde, a vegetação está sendo devastada, animais que não conseguem fugir sofrem e são encontrados mortos.

Quando nos deparamos com essa realidade, dificilmente sabemos o que fazer para ajudar. Além de cobrar o governo e lideranças locais por mais ações de proteção aos nossos biomas, existem algumas instituições que podem nos auxiliar a direcionar nossa atenção e ajuda.

Instituto Homem Pantaneiro

Dentre elas, está o Instituto Homem Pantaneiro, que atua para preservação do Pantanal e agora tem realizado ações e organizado mutirões de ajuda emergencial à contenção dos focos de incêndio.

Pantanal Relief Fund

Outra fonte de ajuda é o Pantanal Relief Fund, que tem arrecadado fundos para o auxílio à região que enfrenta graves problemas causados pela COVID-19 e agora também para o combate ao fogo na região. 

Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai – SOS Pantanal

Existe também o trabalho feito pelo  Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai – SOS Pantanal, que busca informar e promover o diálogo para a conservação de um Pantanal sustentável e atualmente tem levantado arrecadações para  cobrir os custos de logística e operação dos brigadistas que estão na linha de frente.

Ampara Silvestre

Outro trabalho que tem sido incrível é o do Ampara Silvestre, que tem resgatado animais nos incêndios. Os voluntários têm procurado ajuda financeira para custear a medicação, equipamentos de resgate e uso veterinário, veículos para resgate e alimentação dos animais em reabilitação. 

—————————————————————–

The article above was edited by Beatriz Cristina.

Liked this type of content? Check Her Campus Casper Libero home page for more!

Giovanna Favero

Casper Libero '21

Journalism student from Sao Paulo, Brazil. Constantly finding herself, telling stories and fighting for a better and equal world.