Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

De Miss Malásia a vencedora do Oscar: conheça a trajetória de Michelle Yeoh

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Não há limites para Michelle Yeoh. Desde o início de sua trajetória, em 1985, a atriz malaia quebra barreiras machistas, xenofóbicas e etaristas da cultura cinematográfica. 

Aos 60 anos, ela foi a primeira asiática a vencer na categoria de ‘Melhor Atriz’ do Oscar, além de ter sido exaltada em premiações como SAG e Globo de Ouro por seu protagonismo em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo.

Vivendo o auge de sua carreira em 2023, a celebridade passou por poucas e boas na indústria do entretenimento, e chegou até mesmo a ser coroada como Miss Malásia. Confira, a seguir, a trajetória de Michelle Yeoh:

JUVENTUDE DE SONHOS

Aos quinze anos, Michelle Yeoh Chu-Kheng buscava realizar seu sonho de ser uma dançarina de ballet profissional. Nascida na Malásia, ela decidiu se mudar para as terras britânicas para integrar a Academia Real de Dança de Londres. 

Uma lesão a fez abandonar seus prévios sonhos e retornar ao seu país de origem, onde começou a participar de competições de beleza. Ela foi coroada a Miss Malásia em 1983.

Por ganhar tal título, a estrela foi apresentada à Jackie Chan, que abriu as portas para que a atriz conhecesse grandes produtores asiáticos e iniciasse sua carreira no cinema.The Owl vs Bombo marcou sua estreia nas telonas.

SEM DUBLÊS

Mesmo não sendo profissional nas artes marciais, a atriz sempre chamou a atenção de diretores e colegas de profissão por dispensar dublês e se esforçar ao máximo em cenas de lutas. Usando suas habilidades no ballet e muito treino, Yeoh se destacou para papéis em tramas de ação.

Nos anos 80, Michelle estrelou em produções de Hong Kong. Yes, Madam! – Justiça em Dose Dupla, Easy Money e Magnificent Warriors foram alguns dos títulos que a fizeram uma estrela dentro do território asiático.

PAUSA INESPERADA

A protagonista de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo colocou sua carreira em espera ao se casar com Dickson Poon, empresário de artigos de luxo, no ano de 1988.

Após o divórcio, que ocorreu em 1992, ela retornou às telonas com Police Story 3: Supercop, em que contracenava com Jackie Chan e o acompanhava nas cenas de luta. 

Enquanto filmava The Stunt Woman em 1995, Michelle fez uma acrobacia que ameaçou toda a sua carreira. A atriz fraturou uma vértebra e diversas costelas ao se atirar de um viaduto em uma acrobacia destinada aos dublês.

HOLLYWOOD BATENDO À PORTA

Após criar uma grande reputação no cinema asiático, Yeoh furou a bolha e recebeu propostas internacionais. Como uma Bond Girl em 007 – O Amanhã Nunca Morre, ela provou mais uma vez seu talento e dedicação nas cenas de ação como Mai Lin.

A estrela recebeu uma indicação ao BAFTA por seu papel em O Tigre e o Dragão, em 2000. Ao deixar transparecer seu aspecto mais dramático em Memórias de uma Gueixa, ela provou seu talento além da zona de conforto.

No TOPO

Em 2018, Michelle protagonizou Asiáticos Podres de Ricos, a primeira trama de Hollywood em 25 anos a ter um elenco de origem totalmente asiática. Já em 2021, ela brilhou ao entrar no MCU (Marvel Cinematic Universe), como Ying Nan em Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

No coroado ‘Filme do Ano’, na cerimônia do Oscar de 2023, a atriz esbanjou carisma, versatilidade, emoções genuínas e experiência preciosa para o desenrolar da trama. 

Em seu discurso de aceitação do prêmio de ‘Melhor Atriz’, ela rebateu o etarismo e a xenofobia que sofreu nas mãos da indústria rígida e padronizada.

“Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo e estão assistindo, isso é um farol de esperança e possibilidades. Isso é a prova de que sonhos se tornam realidade. E mulheres… Nunca deixem ninguém lhes dizer que seu tempo já passou”, ela se emocionou.

—————————————————————————————————————–

O artigo acima foi editado por Mariana Miranda Pacheco.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Gabriela Antualpa

Casper Libero '25

Journalism student, passionate about writing ever since I touched a book for the first time. Always interested in learning new things and - most of all - talking and writing about them. Contact me here: gabrielantualpa@gmail.com