Her Campus Logo Her Campus Logo
Hero Copy
Hero Copy
Megan Charles / Her Campus Media
Career

VIRGINIA GAIA: UMA HISTÓRIA SOBRE TRANSFORMAÇÃO, AUTOCONHECIMENTO E ASTROLOGIA

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Aquela adolescente que começou a ler por curiosidade o baralho cigano, que tinha muitas dúvidas sobre essa prática, e que passou a se apaixonar pela riqueza simbólica do tarô e do contato com o saber milenar que conecta o céu e a vida aqui na Terra, mal sabia que futuramente o mundo da astrologia faria parte de sua carreira profissional.

Por meio de tantos estudos, tanto informais quanto como em cursos com astrólogos, no Brasil e no exterior, Virginia Gaia se surpreendeu com o que aprendia e percebeu que “Há uma lógica nessa linguagem simbólica dos oráculos, quando a técnica e a intuição são bem aplicadas”. Tornou-se amante dos temas relacionados à espiritualidade e questões metafísicas, assistindo a palestras e cursos com temática sobre astrologia, tarô, magia e ocultismo desde a adolescência, mas demorou a encarar isso como profissão.

A história e o tabu

Antes de se tornar astróloga, Virginia consultava-se com astrólogos profissionais, mas ainda tinha muito receio de seguir um caminho assim, embora já desejasse. Um dos fatores que contribuíram para isso era o tabu que envolvia a atividade até pouco tempo atrás.

Segundo a astróloga: 

“A história da astrologia se confunde com a história da humanidade. Um fenômeno global é que as mais diferentes culturas projetaram seus mitos no céu e os utilizaram como métrica, relacionando a passagem do tempo com mitos, fenômenos astronômicos e naturais. Assim, entendendo os ciclos no céu e como eles dialogam com a vida aqui na Terra, é que nasceu a astrologia.”

É importante ressaltar que a astrologia que vemos diariamete nos meios de comunicação e que tem o horóscopo é a astrologia ocidental, cuja matriz cultural é greco-romana. Dessa forma, também existe a astrologia de outras culturas como a chinesa, árabe, a feita por diferentes povos indígenas e quilombolas. Ou seja, “cada cultura tem um céu para chamar de seu!”, afirmou Virgínia

Portanto, essas práticas estão presentes desde o início do processo civilizatório, fazendo parte da necessidade humana de encontrar significado para a vida. Em certo período, a astrologia foi considerada uma espécie de ciência máxima de determinado período. A partir do Renascimento, essa temática passou a ser muito criticada por questões religiosas, sendo alvo de perseguição e preconceitos que repercutiu por muito tempo dentro do processo histórico. 

Somente no período do Iluminismo a astrologia passou a se consolidar e ser relacionada à ciência. Virgínia costuma dizer que “a astrologia não é exata o suficiente para ser uma ciência e nem teológica o bastante para ser uma religião. É um saber que abrange muitas áreas de conhecimento e, justamente por esse motivo, está no limiar entre esses diferentes mundos.”

Hoje em dia, o advento da internet e das redes sociais contribuíram para a popularização da profissão do astrólogo e, consequentemente, o entendimento da astrologia e a desmistificação do tabu que a envolvia. É uma era em que essas técnicas milenares estão cada vez mais acessíveis e, para podermos continuar neste processo, é preciso estar aberto a essas experiências para entender a sua validade e utilidade.

De jornalista à astróloga

Formada em comunicação social, Virgínia Gaia atuou muito tempo como assessora de imprensa e comunicação corporativa, tendo uma carreira bem sucedida na área, trabalhando em grandes empresas e gerindo equipes no Brasil e no exterior, até que sentiu uma frustração em relação ao trabalho nesta área. 

Virgínia entrou em um grande conflito com seus valores pessoais e sentiu precisar de um trabalho que desse mais a sensação de propósito e de estar fazendo algo melhor para a sociedade e pelas pessoas. A partir daí, começou a considerar uma mudança de carreira.

Em um primeiro momento, iniciou fazendo alguns atendimentos depois de seu expediente, tendo a astrologia como uma segunda profissão. Após receber uma proposta para trabalhar como gestora de comunicação em uma startup, que permitia flexibilidade de horários e trabalho home-office, Virgínia aumentou as horas dedicadas à sua formação e atendimentos nessa área.

Em 2014, montou o seu site e página no Facebook e as oportunidades foram surgindo cada vez mais, inclusive em mídias de massa, como rádio e TV. Dada a formação e atuação jornalística da Virgínia, essas participações só cresceram, o que deu ainda mais amplitude ao trabalho dela.  

E a busca por conhecimento e ampliação da atuação para crescer ainda mais na área, sempre esteve presente. A astróloga buscou formação em Psicanálise e em Saúde e Educação Sexual (sexologia), já que temas sobre relacionamentos são bastante frequentes em seus atendimentos. Complementarmente, para se aprofundar nas bases técnicas da astrologia, também fez vários cursos de astronomia, para entender em detalhes a matemática celeste e ainda se aprofundar na pesquisa acadêmica no âmbito da astronomia cultural e história da ciência.

Atualmente, Virgínia é colaboradora fixa de conteúdo na Rádio Massa FM (Programa Companhia da Massa, com Marcelo Batista) e Rede VTV (afiliada do SBT), além de ser fonte de informação frequente para jornais, revistas e sites, ministrando palestras, cursos e workshops para audiências variadas.

Além disso, é colunista na revista IstoÉ. O projeto editorial foi desenvolvido em conjunto com o editor-executivo do veículo, Edson Franco, com a proposta de trazer um formato inédito, levando informações científicas sobre astronomia, astronomia nas culturas, filosofia, história e misticismo, de maneira inovadora. Um dos seus destaques são as imagens espaciais incríveis publicadas para que o leitor possa refletir sobre o universo.

Virgínia acredita que a astrologia, ironicamente, acabou fazendo dela mais jornalista do que antes, já que, levando a informação sobre astrologia com atuação multimídia, acabou aplicando muito do que aprendeu na faculdade.

Diante de tantas oportunidades e conquistas, Virgínia Gaia se sente muito feliz e realizada com sua atuação. Apesar de tantos desafios ao longo do percurso e das dificuldades ao longo do processo de mudança, a astróloga e jornalista vê que tudo valeu a pena.

A história de Virgínia Gaia pode ser um exemplo de como cada experiência em nossas vidas tem sua importância e influência para trilharmos nosso caminho e conhecermos nosso destino, mesmo que ele seja diferente do que esperávamos. Para descobri-lo, que tal conhecer um pouco mais sobre as estrelas? Conheça o perfil da astróloga no Instagram e fique por dentro de todos os assuntos abordados.

O artigo acima foi escrito por Bárbara Eliza e editado por Ysadhora Medeiros. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Barbara Eliza Campos

Casper Libero '23

Admiradora de todas as formas de expressão e, por isso, totalmente apaixonada pela arte e comunicação.