Her Campus Logo Her Campus Logo
Career

DEZATO, A SORVETERIA ARTESANAL QUE CONQUISTOU A ZONA NORTE DE SÃO PAULO

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

A Zona Norte de São Paulo ficou cada vez mais doce e aconchegante, graças à inovadora sorveteria artesanal que foi aberta em 2021: a Dezato.

E para aproveitar o Dia do Sorvete no mês de setembro, conversamos com a empresária e fundadora da sorveteria, Annaysa Salvador Muniz Kamiya, para nos contar um pouco sobre como foi a experiência de criação da Dezato e como está sendo administrar um negócio.  

O processo de criação da Dezato veio em um momento conturbado para Anna. Ela contou que antes de se tornar uma empreendedora, ela estava fazendo um doutorado fora do Brasil em “Comportamento do Consumidor”, mas, em meio a pandemia, ela voltou para o Brasil e se deparou com um cenário não muito favorável e promissor para aqueles profissionais que queriam seguir a área acadêmica, repleto de demissões e corte de verbas. 

“Eu me vi em uma situação em que eu precisava terminar meu doutorado e pensar qual seria o futuro da minha carreira. E por uma necessidade de ganhar dinheiro e fazer algo que pudesse ser mais promissor, eu decidi empreender” contou Anna.

o processo químico da sobremesa

A ideia de abrir uma sorveteria partiu da própria empreendedora, que sempre amou tomar sorvete e que sempre achou interessante e mágico o conceito e o processo químico que acontece por trás da sobremesa. “Eu e meu marido achamos muito interessante como esse processo químico acontece, de algo que é gelado e de repente chega na boca e ele derrete numa sensação que é agradável ao paladar”, relembra.

A partir da ideia de abrir uma sorveteria, em paralelo com o término de seu doutorado, Anna fez cursos com um mestre sorveteiro brasileiro e alguns italianos e depois começou a testar receitas em casa. “Eu e meu marido compramos uma máquina de sorvete caseira, começamos a fazer testes e íamos chamando os amigos para experimentarem e avaliarem se era algo interessante, se estávamos acertando a mão. Acabou que deu certo e decidimos abrir a Dezato”, contou Anna.

Mas vocês devem estar se perguntando por que o nome Dezato?

Anna nos explicou que o nome tem origem japonesa e que significa sobremesa. Ela disse que os japoneses importam muitas palavras do inglês e que ao invés de falarem dessert, eles falam dezato, e por ela e o marido terem achado a sonoridade da palavra interessante, optaram por dar esse nome para a sorveteria. Além do nome, Anna disse que ela e o marido também criaram toda a identidade visual da marca, desde o logo até as cores, justamente para ficar bem com a cara deles. 

novas EXPERIÊNCIAS, novos sabores

O principal propósito da Dezato é oferecer uma experiência acolhedora, não entregando somente produtos de qualidade e sabores inovadores, mas sim um local em que as pessoas se sintam bem.

“Queremos que as pessoas se sintam bem ao entrarem na Dezato, que saibam que serão acolhidas, que terão um atendimento humanizado e que ali elas não vão encontrar um sorvete de ninho com nutella. A gente preza por testar outros ingredientes e dar oportunidades para outras coisas que, lamentavelmente, perderam a oportunidade na culinária brasileira”, conta a proprietária

A ideia de abrir a sorveteria na Zona Norte se deu porque ela e o marido moram na região e sempre sentiram falta de uma sorveteria artesanal de qualidade, o que os obrigava a buscarem opções em outras regiões da cidade. Além disso, confessou ser entusiasta da ZN e que queria que as pessoas vissem a Dezato como uma sorveteria criada por pessoas da zona norte para pessoas da zona norte.

Além disso, Anna sempre reparou que na região onde mora, por ter muitos prédios e sempre ver as pessoas passearem com cachorros, decidiu abrir a loja bem no meio do bairro para se tornar um local que faz parte da vizinhança mesmo. “Na ocasião, quando começamos a planejar a abertura da Dezato, ainda estávamos no auge da pandemia, então pensamos em abrir um local em que as pessoas pudessem chegar, pegar um sorvete e continuar passeando com o cachorro pelo bairro, pra ser como uma pausa na rotina da pessoa mesmo, não necessariamente um lugar que as pessoas precisem se programar ou ter uma ocasião especial, mas sim um sorvete no meio da rotina dela”, explicou Anna.

Em relação às principais dificuldades que passou no processo de construção da Dezato, empreender durante a pandemia e o fato de ser mulher foram os principais desafios. Por seu marido ter continuado no emprego principal, Anna ficou com a responsabilidade de reformar todo o imóvel do zero e lidar com toda a parte burocrática sozinha: “a gente não tinha grana pra contratar ninguém pra fazer isso por nós, então foi complicado, porque eu tinha que lidar com prestadores de serviços que não dão muita moral quando é mulher fazendo aquilo, então o buraco foi bem mais embaixo”. Além disso, toda a parte de aprender as receitas e preparar uma equipe para seguir aquilo e dar conta da demanda foi muito desafiador. 

“não tem pretensão de ser gigantesco, mas sim um lugar onde se sintam bem”

O fato de ser mulher sempre foi complicado, no início, Anna ficava mais na parte da produção e hoje fica mais à frente da loja. “Tinha muita gente que chegava pra mim no caixa e perguntava quem era o dono. As pessoas sempre supõem que é o dono, e não cogitam a possibilidade de ser a dona, justamente por eu ser uma menina, nova, que me visto como uma pessoa qualquer, então sempre foi algo que me incomodava bastante, ser uma mulher já é difícil, ser uma mulher empreendedora é mais difícil ainda”, ela conta. 

Porém, ela disse que com o tempo, após construir relações, ter muitas conversas e de ter aprendido a ter uma postura diferente, foi se tornando perceptível para as pessoas que ela era de fato a dona e que não tinha um homem por trás do negócio.  

No entanto, em relação às principais conquistas, Anna conta sobre a proximidade que conseguiu construir com seus clientes. A empreendedora sempre foi introvertida, e, por vir do mundo acadêmico, nunca teve o hábito de sair conversando com as pessoas e que com a sorveteria se viu trabalhando em um lugar que precisava se relacionar e ver esses clientes a chamando pelo nome e se tornando amigos. “Essa relação que eu consegui construir foi algo muito bacana. As pessoas veem a identidade da Dezato e entendem que é algo familiar e pequeno e que a gente não tem pretensão de ser algo gigantesco, mas sim um lugar onde as pessoas se sintam bem de estar lá”, contou a empresária.

Em meio a moda de sorveterias artesanais, a forma como a Dezato tenta se destacar é sempre trazendo sabores novos e diferentes, além agora estarem inovando e também trazendo sabores de picolé. A sorveteria busca envolver os clientes no processo, lançando desafios e enquetes no Instagram para que eles ajudem na sugestão de novos sabores.

Hoje a equipe conta com 5 pessoas, 3 na produção e 2 no atendimento, e as expectativas para o futuro estão altas para saber quais serão os próximos passos e sabores da Dezato. Mas uma coisa é fato, com essa história incrível, com certeza a equipe continuará trabalhando diariamente, para conseguirem atingir todos os objetivos e sonhos! E aí? Gostou da proposta da marca, se identificou e quer conhecer um pouco mais? Visite o Instagram da sorveteria e fique por dentro de todas as novidades.  

O artigo abaixo foi escrito por Luísa Dimas e editado por Ysadhora Medeiros. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Luísa Dimas

Casper Libero '23

Eu sou a Luísa, amo comunicação, amo me relacionar com as pessoas e amo cultura pop!