Her Campus Logo Her Campus Logo
Life > Experiences

Olimpíadas de Paris 2024: Conheça algumas das atletas que representarão o Brasil

The Her Campus National Editors write about products we love and think you’ll love too. Her Campus has affiliate partnerships, so we get a share of the revenue from your purchase. All products are in stock and all prices are accurate as of publication.

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

É ano de Olimpíadas! Do dia 26 de junho ao dia 11 de agosto acontece o tão aguardado evento esportivo mundial, as Olimpíadas de Paris 2024! 

O torneio conta com diversos atletas de países ao redor de todo o mundo, porém, hoje a HC Cásper Líbero traz informações sobre atletas e times femininos que representarão o Brasil em diferentes modalidades, afinal, é sempre bom saber um pouco para poder torcer com propriedade!

Com os jogos tão perto, não tem como bobear, né? 

Bárbara Domingos 

A ginasta rítmica Bárbara Domingos, mais conhecida como Babi, garantiu sua vaga nas Olimpíadas deste ano após ficar em 14º lugar no individual geral no Mundial de Ginástica Rítmica, em Valência, na Espanha. Quem viu a Babi nos Jogos Pan Americanos de 2023 sabe a  atleta única que ela é, tendo ganhado medalha de ouro nas fitas e prata nas maças no torneio. Ela é uma esperança para o Brasil, considerando que o país nunca medalhou nessa modalidade. 

Caroline de Almeida

A boxeadora Caroline de Almeida garantiu sua vaga em Paris após a vitória sobre a colombiana Ingrit Valencia na semifinal do boxe da categoria até 50kg nos Jogos Pan Americanos 2023. A atleta passou para a fase final da competição e conquistou a medalha de ouro para o Brasil. 

Laura Pigossi

A tenista Laura Pigossi venceu a argentina Julia Riera nas semifinais e conquistou seu espaço nos jogos olímpicos de 2024. A atleta venceu a final e conquistou a medalha de ouro para o Brasil. Nas Olimpíadas de Tóquio 2020, Laura, ao lado de Luisa Stefani, conquistou o bronze, garantindo a primeira medalha da modalidade para o Brasil na história.

Rayssa Leal

O que falar da nossa fadinha? Quem assistiu às Olimpíadas de Tóquio sabe o que essa garotinha fez. Com apenas 13 anos, Rayssa Leal conquistou a medalha de prata para o Brasil no Skate Street. Com isso, ela se tornou a brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica. Os jogos de 2020 marcaram a estreia do skate como esporte olímpico, logo, Rayssa conquistou a primeira medalha olímpica da modalidade para a nação canarinho. A atleta garantiu sua vaga em Paris por estar em 2º lugar no ranking mundial, onde passam os 44 primeiros, respeitando o número máximo de 6 integrantes do mesmo país. 

Ana Marcela Cunha

A nadadora de águas abertas, Ana Marcela, garantiu sua vaga em Paris após ficar em 5º lugar na prova de 10 km do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Doha, no Catar, onde era necessário que ficasse entre as 13 primeiras. A atleta tem diversas medalhas em campeonatos mundiais no currículo, além de ter tido um desempenho excepcional nos Jogos de Tóquio 2020, conquistando a medalha de ouro para o Brasil nas águas abertas. 

Ana Sátila

A canoísta Ana Sátila garantiu sua vaga em Paris na prova de canoagem slalom (C1), após chegar na final do Mundial da modalidade. Ela disputou a final e acabou em 5º lugar. Nos Jogos de Tóquio, Ana se tornou a primeira brasileira a chegar em uma final da canoagem slalom em Jogos Olímpicos. Com os Jogos deste ano, a atleta soma 4 Olimpíadas em seu currículo. 

Rebeca Andrade

A ginasta artística Rebeca Andrade realizou um brilhante desempenho no Mundial de Ginástica Artística, em Antuérpia, na Bélgica, e partirá para os jogos de 2024. Em 2020, Rebeca conquistou a primeira medalha da história da ginástica feminina do Brasil em Olimpíadas. A atleta terminou a competição com uma medalha de prata na final do individual geral e uma de ouro na final de salto. 

Futebol Feminino

Quando se fala dos esportes em equipe, não tem como não falar das meninas do futebol. As atletas conquistaram a vaga em Paris após chegarem à final da Copa América em 2022, que ocorreu na Colômbia e foi vencida pelo Brasil. A seleção está em um processo de repaginação depois de terem saído precocemente da Copa do Mundo feminina em 2023. A técnica sueca Pia Sundhage foi demitida após o campeonato e Arthur Elias, antigo técnico do time feminino do Corinthians, assume o cargo e já surpreende nas convocações e desempenho da equipe.  

Vôlei Feminino

Outro esporte em equipe muito vitorioso no Brasil, é o vôlei. A equipe conseguiu vencer o Japão na última rodada do torneio Pré-Olímpico em Tóquio. A delegação espera superar, em Paris, sua medalha de prata conquistada nos últimos Jogos Olímpicos. A última medalha de ouro olímpica que as meninas conquistaram foi nos Jogos de Londres, em 2012, consagrando-as bicampeãs. 

Handebol Feminino

Para finalizar, vamos falar do time de handebol feminino do Brasil. As atletas garantiram a vaga em Paris após a vitória sobre a Argentina nos Jogos Pan Americanos de Santiago. Foi o sétimo título do Brasil na modalidade. A melhor campanha da história do esporte em Olimpíadas foi no Rio de Janeiro em 2016, onde as meninas ficaram em 5º lugar, perdendo para a Holanda nas quartas de final. 

E aí, ficaram ainda mais ansiosos para as Olimpíadas? Porque eu sim! Agora que você já tem várias informações sobre esses atletas e times incríveis, não dá para perder esse evento único, né? 

O texto acima foi editado por Lorena Lindenberg

Gostou do nosso conteúdo? Acesse Her Campus Cásper Líbero para saber mais!

Isabella Lutiano

Casper Libero '27

Atualmente cursando o primeiro semestre de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero.