Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

Músicas Com Vocais Criados Por Inteligência Artificial Traz Cantores ‘De Volta Dos Mortos’

The Her Campus National Editors write about products we love and think you’ll love too. Her Campus has affiliate partnerships, so we get a share of the revenue from your purchase. All products are in stock and all prices are accurate as of publication.

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Uma nova onda tem chamado a atenção dos fãs de música nos últimos tempos. Os covers criados por Inteligência Artificial (IA) ganham cada vez mais notoriedade nas mídias e até as vozes de cantores falecidos vem sendo remixadas pela IA. Um exemplo é o Freddie Mercury cantando a música ”Believer” da banda Imagine Dragons.

Afinal, como os covers são criados por Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação que desenvolve e estuda as máquinas para realizarem atividades humanas de maneira autônoma. Ela consiste na capacidade dos softwares interpretarem dados, e a partir dessa interpretação, utilizarem o conteúdo adquirido para resolver tarefas específicas e atingir objetivos desejados. Além do Chat GPT que transforma o texto em uma conversa realista, existe o MidJourney que modifica o texto em imagem. Há vários programas de IA que podem ser usados para criar músicas com vocais, dentre eles o DreamTonics e o Voicemod, em que apenas é preciso escolher o que deseja em um cover, e deixar que a Inteligência Artificial crie uma música para você, através de um mapeamento que simula a voz e o estilo de compor dos cantores.

A relação direta com música 

Com o aumento do uso dessa tecnologia é possível criar colaborações entre cantores, como o caso dos artistas Drake e The Weeknd. O suposto feat criado deu origem a música “Heart On My Sleeve”, que ficou popular nas redes, principalmente no Youtube e Tik Tok.

Após outro cover com a sua voz viralizar, Drake publicou a frase “esta é a gota d’água da IA.” em um story no Instagram, com uma notícia da Universal Music que pedia para os serviços de streaming impedirem as empresas de IA de acessarem as músicas. 

Fora a junção de artistas vivos, é possível reviver grandes compositores já falecidos do mundo musical. A inteligência artificial abrange uma área em que grandes ídolos, mesmo depois de mortos, podem aparecer com novas canções, como o cover de Michael Jackson cantando uma música atual chamada “Die For You” do The Weeknd.

@rodry_euuu

Michael Jackson – Die For You (The Weeknd ia cover) – Goularta Studio #michaeljackson #kingofpop

♬ Die For You – The Weeknd

Alguns covers criados por Inteligência Artificial 

  • Ariana Grande – Levitating (Dua Lipa)
  • Michael Jackson feat Bruno Mars – When I Was Your Man 
  • Lana Del Rey – Cardigan (Taylor Swift) 

Em competição de IA vs Humanos cantor morto há 25 anos “volta à vida” 

A voz de Kim Kwang-Seok foi recriada pela inteligência artificial, e usada em um programa de TV da Coreia do Sul. A empresa sul-coreana Supertone utilizou uma técnica chamada Singing Voice Synthesis (Síntese de voz de Canto), para dar vida a voz do cantor. 

O intuito da competição era o dueto entre cantores humanos e a inteligência artificial. Diversos fãs gostaram da performance e disseram que era como se Kim estivesse vivo.

Questões Éticas 

Em relação ao Copyright, um cantor possui os direitos sobre suas músicas, e como fica quando é uma inteligência artificial imitando a voz do artista? Os direitos ficam com quem é dono dessa tecnologia ou com o próprio cantor? 

No caso do programa sul-coreano, a SBS conseguiu a autorização da família para reproduzir a voz de Kim Kwang-Seok. Mas e nos outros casos?

A  inteligência artificial teve seu ápice na internet há poucos meses, sendo assim, é um assunto que ainda há muito para ser discutido. 

Nas últimas semanas o Gabinete de Copyright dos Estados Unidos liberou uma lei que protege trabalhos de autoria original. Ou seja, trabalhos criados apenas por humanos. Nos casos em que os humanos e a IA trabalharem juntos, o trabalho que seja resultado do esforço do artista, mesmo com o auxílio de photoshop, after effects etc, é protegido por copyright. Caso o artista use um trabalho gerado por IA e somente mude alguns detalhes, as partes que forem modificadas por humanos ainda sim serão protegidas por copyright, apenas as partes que o homem modificou serão protegidas.

A Inteligência Artificial evolui na velocidade da luz e interfere diretamente na maneira em que as pessoas consomem as músicas e conteúdos relacionados a elas. A tecnologia pode ser um parâmetro e uma incógnita de como essas canções vão ser produzidas no futuro.

————————-

O artigo acima foi editado por Giullyana Aya Lourenço.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Nathalia Molinari

Casper Libero '26

journalism student :)