Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

JÃO: CONHEÇA O NOVO QUERIDINHO DO POP BRASILEIRO

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Mais de 500 milhões de streams nas plataformas digitais, shows esgotados pelo Brasil inteiro, 2 indicações ao Grammy Latino. 2022 está sendo um ano e tanto”para Jão. Mas, afinal, quem é esse cantor que já é reconhecido como um fenômeno nacional?

uM MENINO DO INTERIOR – O INÍCIO

João Vitor Romania Balbino, ou, simplesmente Jão, nasceu em Américo Brasiliense, uma pequena cidade interiorana de São Paulo. Aos 28 anos, já é conhecido nacionalmente por seu trabalho como cantor e compositor, um sonho que se iniciou há muito tempo.

Ainda em sua cidade, Jão fazia pequenas apresentações em datas comemorativas na escola em que estudou e em pequenos festivais. Aos 15 anos, passou a compor e gravar músicas em seu computador.

Foi em 2013 que a história começou a mudar: aos seus 19 anos, o cantor se mudou para a capital e iniciou o curso de publicidade na Universidade de São Paulo. Mas o seu maior objetivo era começar sua carreira na música, mesmo sem compartilhar o projeto com ninguém.

O segredo não durou por muito tempo. Pedro Tofani, que atualmente é diretor criativo do cantor, deu play em uma das demos que Jão gravou no meio de uma festa, obrigando-o a revelar seus planos aos demais amigos. Desde o início, Pedro, juntamente com Renan Augusto, atual empresário do cantor, acreditaram no potencial de Jão. Com isso, decidiram ajudar no primeiro passo de sua carreira musical. Em 2017 então, começaram a produzir vídeos mais elaborados de covers para o Facebook e YouTube. E a estratégia deu certo!

Jão começou a fazer sucesso na internet, alcançando altas visualizações. A sua versão de Medo Bobo, da dupla Maiara e Maraísa, viralizou nas redes garantindo o seu primeiro contrato com uma gravadora, a Universal Head Media. Foi nesse período em que Jão lançou os seus primeiros trabalhos autorais.

Com Álcool e Ressaca, o cantor iniciava a sua carreira profissional. As músicas atingiram o grande público, e com um número de fãs cada vez maior, o artista lançou o single de seu primeiro álbum.

“EU GOSTO DE VOCÊ, TCHAU” – A ERA LOBOS

Lançada no início de 2018, Imaturo abriu as portas para o primeiro álbum de estúdio de Jão, Lobos. A música, que tem o trecho chiclete “eu gosto de você, tchau”, logo caiu no gosto popular, colocando o cantor de vez nos holofotes. Dias depois, o artista anunciou oficialmente Lobos através de uma carta aberta aos fãs, em sua conta do Twitter.

Contando com sucessos como Vou Morrer Sozinho e Me beija com Raiva, o álbum foi lançado em Agosto de 2018, e logo ganhou uma turnê nacional, em Janeiro do ano seguinte.

Com o fim da Turnê Lobos, Jão parecia se preparar para um novo passo em sua carreira. Sem anúncios prévios, ele compareceu no MTV Miaw Brasil de 2019 trajando uma roupa de lutador de boxe e cinturão grafado “louquinho”. A razão da escolha do look foi compreendida dias depois, com o lançamento do clipe de sua nova música, Louquinho.

A proposta, de acordo com o próprio cantor, era de iniciar uma nova era, “mais colorida e otimista“. Com isso, decidiu iniciá-la com o single, que apresenta batidas agitadas e uma letra chiclete. Hoje, Jão reconhece que Louquinho foi uma tentativa puramente comercial. Por isso, o cantor afirma não gostar de se lembrar dela.

“ME DESCULPA, PEDRO” – A ERA ANTI-HERÓI

Quase 3 meses depois do lançamento de Louquinho, o artista retornou ao Twitter, e através de uma nova carta aberta aos fãs, afirmou que a ideia da nova era, que havia anunciado anteriormente, não aconteceria. O cantor mencionou que a proposta era impossível de se realizar, uma vez que se sentia “pequeno e esquisito” por conta de um relacionamento que acabara de terminar.

Dias mais tarde, Enquanto me Beija foi lançada como single de abertura do novo álbum, Anti-herói. Este, teve como base e temática os sentimentos que Jão tinha comentado com os fãs que sentiu diante de um amor que viveu e que havia acabado. Se ele já era reconhecido por suas letras sofridas, aqui a fama se potencializou.

Repleto de letras sobre solidão, decepções amorosas, coração partido e de um amor não recíproco, o novo álbum foi lançado em Outubro de 2019. Contando com músicas como Essa eu Fiz Pro Nosso Amor e VSF, o Anti-herói disparou ainda mais a carreira de Jão. E consequentemente, começava a ser cada vez mais conhecido no mundo da música.

Há uma enorme especulação, por parte dos fãs do cantor, que Pedro Tofani seria o amor avassalador que inspirou a criação do álbum. As teorias baseiam-se na proximidade dos dois em algumas fotos e principalmente por uma frase dita pelo artista durante a performance de Nota de Voz 8, em um dos shows da turnê. Durante a apresentação da música, considerada a mais intimista do álbum, produzida e composta exclusivamente por Jão, o cantor trocou o trecho “Me desculpa, mesmo” por “Me desculpa, Pedro”. Jão nunca confirmou o boato, mas também nunca o desmentiu, chegando ao ponto de se tornar uma verdade absoluta entre os fãs.

A Turnê Anti-herói iniciou no mesmo mês, Outubro, e iria ser apresentada no Lollapalooza do ano seguinte, mas teve sua participação cancelada devido a pandemia de Covid-19.

Depois de um ano sem nenhum lançamento, Jão retornou em Fevereiro de 2021 com o single Coringa, e logo em seguida, lançou Amor Pirata. Nesse momento, uma nova era estava por vir.

“EU VOU TE AMAR COMO UM IDIOTA AMA” – A ERA PIRATA

Depois de muita espera por parte dos fãs, a tão desejada carta veio. Em seu Twitter, o cantor anunciou em Outubro de 2021 que o álbum responsável por alavancar sua carreira estava pronto. Descrito como um disco de recomeços, Pirata foi lançado dias mais tarde. Dentre as músicas do álbum, como Santo e Acontece, estavam os maiores sucesso da carreira de Jão.

Idiota, por exemplo, viralizou nas redes sociais, principalmente no TikTok. Somente ela já conta com mais de 83 milhões de reproduções no Spotify e 31 milhões de visualizações em seu clipe no YouTube. Todos ficaram com o trecho “eu vou te amar como um idiota ama” marcado em suas mentes. Tamanho sucesso garantiu a Jão sua primeira indicação ao Grammy Latino na categoria Melhor canção em língua portuguesa. Também concorreu em Melhor álbum de pop contemporâneo em língua portuguesa por Pirata.

A turnê do novo disco iniciou em Março de 2022 e foi a maior até então. Com 8 meses de duração, apresentações em Lisboa, Lollapalooza e Rock in Rio, sendo considerado o melhor show do dia em ambos os festivais, os shows de Pirata atingiram marcas inimagináveis. Jão lotou o Espaço Unimed, a maior casa de shows da América Latina, em todas as suas 6 apresentações em São Paulo.

Através da turnê, estima-se que levou mais de 250 mil pessoas a navegarem em seu navio pirata.

“SOBRE EU CHORANDO QUANTO TOCA EXAGERADO” – JÃO E CAZUZA

Cazuza sempre foi uma grande referência para Jão, desde a época dos covers e gravações em seu computador. Em Essa eu fiz pro nosso amor, por exemplo, o cantor homenageia Cazuza com os versos “Essa eu fiz pra toda letra do Cazuza que eu decorei porque ‘cê’ disse que gostava” e “Sobre eu chorando quando toca Exagerado”. Em seus shows, Jão também sempre homenageia o ídolo sempre que possível, como no Prêmio Multishow 2020, em que cantou Codinome Beija Flor e O Tempo Não Para, sendo esta integrante de setlist da Turnê Pirata. Durante o show no Rock in Rio, também cantou trechos de Exagerado em uma apresentação emocionante, ao lado de uma orquestra.

Pirata deu a oportunidade a Jão de conhecer Lucinha Araujo, mãe de Cazuza. Ela já foi vista em um show da turnê e revelou ter um grande carinho pelo cantor. Em um momento especial durante sua apresentação no Rock in Rio, Jão a chamou no palco e afirmou que Lucinha é “pessoa mais legal que eu conheço”.

Tanta admiração fez com que o cantor fosse muito comparado a Cazuza, tanto pelo estilo musical quanto pela maneira de agir. Existem, inclusive, diversos vídeos feitos por fãs comparando momentos e entrevistas dos dois.

“TODOS OS MENINOS E AS MENINAS QUE EU JÁ AMEI” – A QUESTÃO DA SEXUALIDADE

Desde o início de sua carreira, ainda na era Lobos, a sexualidade de Jão é uma questão entre os fãs. Ele contracena desde seus primeiros clipes tanto com mulheres como com homens, mas inicialmente não deixava nada explícito.

Na época do lançamento do clipe de Me beija com raiva, o assunto se tornou uma polêmica e o público começou a pressioná-lo. Mesmo que não falasse abertamente, o artista nunca escondeu sua sexualidade, que deixava claro também nas letras de suas canções.

Foi com o álbum Pirata que o cantor deu fim as especulações através da música Meninos e Meninas. Os seus trechos, como “Mas meu coração é grande e cabem todos os meninos e meninas que eu já amei”, deixa claro a bissexualidade do cantor, reforçada por aparições das cores da bandeira bi durante apresentações do single.

Jão acabou atraindo o público LGBTGIA+, que relata encontrar tanto no artista, quanto em seus shows e músicas, um lugar seguro para serem quem realmente são. O cantor, inclusive, já ajudou jovens a se assumirem aos seus pais durante suas apresentações.

O sentimento de cumplicidade é mútuo. Durante o último show de Pirata, Jão afirmou que era difícil de se despedir da turnê, porque assim como foram para o público, os show se tornaram um lar para ele. Em cada palco pôde encontrar pessoas iguais a ele e que o entendem.

O texto acima foi editado por Mariana Letizio. Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

👯‍♀️ Related: Tchau, 2022! 5 momentos inesquecíveis da cultura pop neste ano
Julia Pujar

Casper Libero '21

18 anos Paixão por cultura pop Análises de filmes, livros e séries