Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture > Entertainment

“Future Nostalgia”, “Free Spirit” & mais! Veja 10 Álbuns Para Ouvir Durante a Quarentena!

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Em tempos de pandemia e isolamento social, é comum que os nervos fiquem à flor da pele, já que se trata de uma situação singular e desconhecida. O confinamento exige um maior cuidado destinado à saúde mental, e, neste contexto, a música surge como um meio de amenizar as tensões e trazer mais segurança no âmbito psicológico. Que tal se distrair um pouco? Confira abaixo 10 álbuns de música que definitivamente vão melhorar sua quarentena:

Future Nostalgia – Dua Lipa

O álbum “Future Nostalgia” é o segundo da cantora inglesa Dua Lipa. Lançado em 27 de março de 2020, o conjunto de músicas associa-se, segundo ela, a uma “aula de dança”, trazendo um som simultaneamente futurista e nostálgico. Reunindo diversos gêneros como pop, disco, electropop e inspirando-se nas tendências musicais das décadas de 70, 80 e 90, o álbum aborda questões como machismo na indústria musical e empoderamento feminino. Perfeito para dar uma “levantada no astral” da quarentena!

Free Spirit – Khalid

Lançado em 5 de abril de 2018, “Free Spirit” é o segundo álbum de estúdio do cantor norte-americano Khalid. Fundindo os estilos musicais Pop e R&B, o artista nos leva a uma jornada de crescimento pessoal, abordando seus dilemas casuais e apresentando obstáculos como a dificuldade de relacionar-se amorosamente e o sentimento de desamparo e solidão, procurando soluções para essas questões. De forma geral, Khalid expõe sua trajetória em busca da libertação pessoal envolvendo-nos de corpo e alma em sua música viciante.

When We All Fall Asleep, Where Do We Go? – Billie Eilish

“When We All Fall Asleep, Where Do We Go?” é o primeiro álbum da cantora americana Billie Eilish, lançado em 29 de março de 2019. Com apenas 17 anos na época, Billie aborda temas referentes à juventude contemporânea, como suicídio, saúde mental e dependência química. Caracterizado por sua produção minimalista, e gravado na própria casa da artista, o conjunto das músicas traz o ouvinte para uma experiência única, sendo elogiado por sua temática macabra e a coesão e composição deste.

Coisas da Geração – Lagum

“Coisas da Geração”, segundo álbum da banda Lagum, foi lançado  dia 14 de junho de 2019 e está alinhado com o universo juvenil do quinteto mineiro. Predominando o gênero musical pop com influências dos anos 80, o disco conta com 14 faixas e aborda questões cotidianas, como a relação entre mãe e filho, relações frágeis, adeus e saudades, todas próprias da juventude atual. A banda atribuiu ao álbum uma ampla coesão, de forma que todas as faixas se conectam de certa forma e é muito difícil parar de ouvir.

Fine Line – Harry Styles

O segundo álbum de estúdio de Harry Styles “Fine Line”, lançado dia 13 de dezembro de 2019, combina elementos de rock e R&B. Inspirando-se em tendências musicais dos anos 80 e remetendo muito a David Bowie, Harry aborda o início do relacionamento, quando começa a se apaixonar pela pessoa amada, passando pelo momento do término, e a partir dali sua busca pela superação. Amplamente aclamado pela crítica, o cantor consegue, a partir de sua narrativa experimental e emotiva, envolver o ouvinte por inteiro nessa sequência de músicas.

Scorpion – Drake

“Scorpion” é o quinto álbum de Drake, lançado em 29 de junho de 2018. Composto por 25 faixas, divide-se em duas partes, sendo a primeira de hip-hop e rap e a segunda um mix de pop e R&B. No que diz respeito ao tema, o álbum é caracterizado por mensagens àqueles que tentam prejudicá-lo – os “haters”, além de críticas à vida moderna e referências a sua vida amorosa. Com colaborações aclamadas (até mesmo de Michael Jackson), o rapper canadense é bem sucedido na tentativa de marcar presença nessa sequência de “hits” viciantes.

Bluesman – Baco Exu do Blues

Diogo Moncorvo, também conhecido como Baco Exu do Blues, deixa sua marca no hip-hop brasileiro com o álbum “Bluesman”, lançado em 23 de novembro de 2018. No disco, Baco expõe questões sociais e políticas, dando um enfoque ao racismo, além de abordar relacionamentos abusivos e saúde mental. Carregado de força e intensidade, o álbum desbancou nomes como Beyonce e Jay-Z em premiações internacionais. Nessa sequência de versos furiosos e temas contemplativos, é impossível não se envolver por completo na dimensão das músicas.

The Pains of Growing – Alessia Cara

Lançado dia 30 de novembro de 2018, “The Pains of Growing” é o segundo álbum de Alessia Cara. Transitando entre os gêneros pop e blues, a cantora conta sobre seu processo de envelhecimento, ressaltando suas angústias, relações, e medo da monotonia. Composto inteiramente por Alessia, o disco consolida a ideia de que apesar das incertezas e inseguranças, tudo ficará bem, trazendo melodias variadas e cativantes.

Manic – Halsey

“Manic”, terceiro álbum de estúdio da cantora americana Halsey, foi lançado em 17 de janeiro de 2020. Produzido pela própria cantora, os gêneros musicais mais recorrentes são electropop, hip hop e rock alternativo. Tematicamente, o álbum aborda o término do relacionamento como uma oportunidade de crescimento pessoal, além de criticar o machismo e as pressões sociais no que tange as relações, espelhando-se em suas próprias vivências, como uma autobiografia. Em uma sequência de músicas muito coesa, é difícil parar de ouvir no meio.

Casas – Rubel

Em seu álbum lançado dia 2 de março de 2018, Rubel varia entre samba, indie e MPB, sendo este seu segundo álbum em carreira solo. Os versos configuram uma dimensão particular que se volta ao passado, regada por um sentimento nostálgico que dialoga com o presente, reunindo emoções e experiências vivenciadas pelo cantor. Caracterizado pelo minimalismo e ampla coesão tanto instrumental quanto temática entre as faixas, o álbum leva o ouvinte a uma identificação e reflexão acerca do passado.

———————————————————————-

A matéria acima foi editada por Laura Ferrazzano

Gosta desse tipo de conteúdo? Confira a Her Campus Cásper Líbero! 

Melissa Charchat

Casper Libero '23

Currently studying journalism at Faculdade Cásper Líbero, Melissa is passionate about music and writing. As a professional, her main goal is to promote a larger access to information by doing what she loves.
cuore in allarme journalist, writer, artist and everything else in between ✉ laurapferrazzano@gmail.com