Her Campus Logo Her Campus Logo
Wellness > Mental Health

‘Estou Feliz Que Minha Mãe Morreu’: O Que Jennette McCurdy, A Sam De ‘iCarly’, Pode Nos Ensinar Sobre Mães Narcisistas

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Recentemente foi divulgada a mais nova obra da ex-atriz Jennette McCurdy, mais conhecida por interpretar Sam Puckett na série de televisão ‘iCarly’. ‘I’m Glad My Mom Died’ (‘Estou Feliz Que Minha Mãe Morreu’, em tradução livre) é um livro que trata da infância conturbada da estrela e sua relação abusiva com a mãe, Debra McCurdy.

Desde quando o título do livro foi divulgado, um grande alvoroço se iniciou pela internet, até porque, a princípio, pode soar chocante e um tanto problemático. No entanto, é preciso conhecer a história da estrela de ‘Sam & Cat’ para compreender tal escolha.

Viver os sonhos dos pais

A atriz começou a fazer audições quando tinha apenas 6 anos de idade, mas, ao contrário de várias outras estrelas mirins, atuar nunca foi uma vontade sua. Ela foi persuadida pelo sonho de sua mãe de se tornar famosa.

Segundo a estudante de psicologia Camila Peres Pereira, ”o mercado de trabalho traz pressões que uma criança não está preparada para lidar, principalmente sem uma rede de apoio muito bem estabelecida”. Ela ainda menciona a exposição a qual o ramo está ligado, relacionado diretamente com os padrões de beleza culturalmente estabelecidos, cobranças e comentários públicos, por exemplo. Assim começa uma trágica história de distúrbios psicológicos e transtornos emocionais.

Crescer sob os cuidados de uma narcisista

Se ainda não ficou claro, Jennette cresceu sob cuidados de uma mãe narcisista. De acordo com Camila, elas tendem a controlar por ameaças, chantagens, abusos emocionais e às vezes físicos. ”Também costumam ser negligentes e desprezam a autonomia e o desenvolvimento normal dos filhos e filhas, controlando e depositando as suas expectativas e vontades, sem permitir erros”, completa a estudante.

Sem a segurança para que expressar seus sentimentos e opiniões, o sujeito poderá desenvolver uma baixa autoestima, desvalorizando os seus sentimentos em prol do outro. ”É uma criança que se vê sem saída: a mãe convence a todos de suas qualidades e o filho se sente abandonado e julgado por todos”.

Talvez isso explique o fato de a atriz ter desenvolvido problemas como ansiedade e vícios. Jennette ainda conta que toda sua personalidade tinha sido elaborada por e para sua mãe. Ou seja, ela vivia sua vida em prol da alegria de sua progenitora.

—————

O texto acima foi editado por Diovanna Mores Monte.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira  Her Campus Cásper Líbero para mais!

Her Campus Placeholder Avatar
Thaís Verdugal

Casper Libero '25

I'm Thaís and I'm currently studying journalism at Cásper Libero. I really fancy fashion, music and sometimes I write things here.