Her Campus Logo Her Campus Logo
Feature Hero Zodiac Spending Hero
Megan Charles / Her Campus Media
Culture

Do jornalismo à astrologia: Conheça a trajetória de Virginia Gaia

Alinhar uma paixão antiga com a vida profissional é o sonho de grande parte das pessoas, e foi assim que Virginia Gaia, astróloga, taróloga, terapeuta sexual e psicanalista tem desenvolvido sua carreira profissional há mais de dez anos.

Virginia relata que sempre se interessou por temas esotéricos e iniciou seus estudos aos 14 anos por meio do baralho cigano e, no ano seguinte, no tarô. No auge de sua adolescência, gostava de ser conhecida pelo seu interesse pelos estudos místicos mas, nessa época, ainda não imaginava que poderia se profissionalizar na área da astrologia e, por isso, chegou a cursar uma faculdade de jornalismo. Ela exerceu a profissão em áreas como comunicação corporativa e assessoria de imprensa por alguns anos até mudar totalmente o rumo de sua carreira.

Em 2011, ainda desempenhava seu papel de jornalista no ambiente corporativo, mas iniciou seus trabalhos no mundo da astrologia como “segunda profissão”. Ela diz que sentia a necessidade de trabalhar em algo que promovesse a sua realização pessoal, e que, de contrapartida, fizesse a diferença na vida das pessoas. No início dos seus atendimentos, explica que atendia apenas presencialmente, até que, em 2014, percebeu que era hora de transformar sua carreira e começou a focar seus esforços na área mística, quando iniciou também seus atendimentos de forma online — prática que mantém até os dias de hoje.

O APROFUNDAMENTO NOS ESTUDOS DA ASTROLOGIA

Para trabalhar exclusivamente com astrologia, Virginia enfrentou o desafio de encarar inúmeras horas de estudo para se especializar na área. Ela cita que, para ingressar no exercício da astrologia com êxito, são necessários ao menos três anos de estudo. Ao contrário do que muitos pensam, a astrologia não é tão simples quanto parece, e não depende apenas da intuição: é essencial que o profissional estude símbolos e também as técnicas para aplicação dos estudos. “Não se trata de um talento nato, e simde algo desenvolvido com muito tempo de estudo”, diz Virginia em entrevista à Her Campus Cásper Líbero.

Com o objetivo de destacar-se no campo de atuação e utilizando seus conhecimentos ligados à comunicação, Virginia sabia da importância de uma identidade visual criativa para despertar interesse sobre os seus serviços e, por isso, contou com a ajuda de um amigo, o designer Alexandre Bocci, para desenvolver desde o logo até a escolha das cores de sua marca. Ela conta que, ao pensar em um nome, decidiu, por indicação do amigo, utilizar o seu próprio nome, Virginia Gaia. Segundo Virginia, “Gaia” está relacionada à representação mitológica da Deusa da Terra. Já sobre o símbolo do logo, ela informa que indicou a utilização do símbolo de ouroboros, que representa o conceito da eternidade na mitologia.

A especialista também ressalta a importância de estar constantemente em busca de novos cursos para atualizar seus conhecimentos e exercer, da melhor forma possível, sua profissão, apontando que é fundamental que o profissional da área possua conhecimentos sólidos relacionados à base da astrologia, astrometria —  ramo da astronomia que lida com a posição das estrelas e de outros corpos celestes — e bases técnicas da astrologia que fazem toda a diferença na profissionalização do indivíduo.

A ATUAÇÃO NA MÍDIA

A astróloga pontua que “o fato de ser jornalista auxiliou na atuação midiática”, já que, além das consultas, também trabalha na rádio Massa FM, sediada no Paraná, todas as segundas-feiras em um programa fixo, além de atuar também na VTV, uma afiliada do SBT, com horóscopo semanal, que, segundo Virginia, é considerado um “fenômeno da mídia”. Em seu cotidiano, ela conta com a ajuda de sua assessora pessoal, mas não dispensa a participação em produções de pauta e transformação de conteúdos ligados à astrologia em informações acessíveis que engajam a audiência e esclarecem dúvidas.

Ainda cita que “a comunicação ajuda a falar sobre temas complexos e técnicos da astrologia de forma didática”, e utiliza da comunicação como ferramenta para aproximar os conteúdos místicos dos veículos de comunicação, elaborando workshops para jornalistas com ações que explicitam a relação entre astrologia e astronomia, abordam grandes discussões da ciência e da área e aproveita para quebrar preconceitos comuns de grande parte da população acerca dos temas astrológicos.

Se você acha que os impactos de suas raízes como jornalista param por aqui, você se enganou: durante seu período de mudança profissional, lá em 2014, Virginia exerceu a profissão de tradutora em uma startup e também atuou como professora de inglês, focada em aulas da língua para negócios, o que despertou sua vocação também como professora. A partir disso, com base no seu trabalho como astróloga, taróloga e psicanalista, ela, também, estrutura cursos ligados a esses temas e mantém um contato próximo com os seus alunos, reforçando sua descoberta de que “lecionar é uma experiência única”.

EXPECTATIVAS PARA O FUTURO

Sem data prevista para o retorno dos atendimentos presenciais, Virginia prossegue com atendimentos totalmente virtuais para atender o seu público e relata que pretende, em um futuro próximo, lançar livros diretamente ligados aos seus conhecimentos da astrologia. Além disso, pretende continuar focada em levar uma informação leve e verdadeira aos interessados para “quebrar mitos, esclarecer dúvidas e combater a desinformação ligada à astrologia”.
Ficou interessada em saber o que a astrologia tem a dizer para você? Conheça mais sobre o trabalho da Virginia Gaia aqui.

Letícia Avancini

Casper Libero '22

A dreamer girl moved by life’s experiences.
Similar Reads👯‍♀️