Her Campus Logo Her Campus Logo
Life

Vai escrever uma narrativa de ficção? Confira essas dicas

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Escrever uma boa história de ficção  envolve muitos processos, e é preciso uma série de componentes auxiliares para desenvolver uma narrativa criativa.

Aqui vão algumas dicas que poderão te auxiliar no seu processo de escrita: 

Planejamento, escrita e compromisso 

Para desenvolver uma obra literária é preciso uma organização funcional, de forma que você crie disciplina para realizar essa tarefa.

Há momentos em que poderemos contar apenas com a nossa inspiração, mas às vezes não é bem assim. Nem sempre a inspiração virá, e a certeza de que um bom trabalho será feito, vem através da constância e empenho que se coloca nele.

Durante o processo, coloque todas as suas ideias num papel, respondendo à perguntas simples: sobre o que você gostaria de escrever? Em que cenário ocorre a sua história? Quem são os personagens dela? 

Guie suas ideias e as despeje no papel para  ter clareza do que quer fazer. Isso irá te ajudar a organizar seus pensamentos e organizar a narrativa.

Para dar dicas a escritores iniciantes a melhorarem sua escrita, entrevistamos Bianca Brizotti, escritora do livro “O que ganhei ao perder você”. A autora aconselha:

Escreva todos os dias e escreva sobre temas que você não gosta muito. O escritor não precisa publicar tudo que escreve, mas a prática é essencial. Ele também precisa ler muito e não se comparar”. 

Tente determinar um horário e uma meta de palavras diárias para te ajudar na construção da sua rotina de escrita. Dificilmente você irá adquirir o hábito de desenvolver uma história quando não estiver inspirado, se não se comprometer todos os dias com ela. Analise seus horários e veja como você pode adaptá-los para que escrever se torne parte da sua rotina. Lembre-se que alguns dias renderão mais do que os outros, mas o importante é construir pouco a pouco. 

Boas referências já pavimentaram o caminho 

Quando você concluir o planejamento da sua história, pense nos autores de ficção que você mais admira e em suas obras e analise-as. O que elas têm em comum? O que você pode tirar de inspiração dessas histórias para construir a sua?

C.S. Lewis, autor do clássico “As crônicas de Nárnia”, diz em seu livro “Um experimento em crítica literária”:

Nós nos sentamos diante da imagem para que algo aconteça conosco, e não para fazer alguma coisa com ela. A primeira exigência que qualquer obra de arte impõe a nós é a rendição. Olhar. Ouvir. Receber. Tirar a nós mesmos do caminho (não ajuda em nada perguntar primeiro se a obra diante de você merece tal rendição, pois até que você se renda não tem como saber”.

É preciso rendição a grandes obras para extrair a sua essência e captar as referências, detalhes e inspirações necessárias para uma construção ficcional nova. 

Observe os elementos usados por esses autores que fazem com que os leitores de suas obras sejam transportados para dentro daquele universo. 

Se cercar de bons livros ajuda na formação do imaginário, de forma que, quando você for desenvolver a sua narrativa, terá as referências necessárias que irão te auxiliar na descrição detalhada e precisa de uma cena ou emoção.

As ideias virão, continue escrevendo 

Por falta de inspiração ou por não conseguir ver o cenário completo de sua história, muitas pessoas acabam por desistir delas. Não desista! 

Mesmo que você não saiba ao certo como sua história terminará, continue escrevendo-a. 

Os primeiros rascunhos certamente não ficarão perfeitos, mas não hesite em continuar. Faça quantos ajustes e revisões forem necessários, a história será construída aos poucos.  

Um escritor não precisa ficar apegado ao senso do que é bom ou não, já que isso pode ser relativo entre as pessoas. A ficção precisa ser boa aos olhos do escritor, assim ele vai ser fiel a si mesmo”, encoraja Bianca. 

Anote em um  papel aquelas ideias que vêm em momentos inesperados. Talvez sejam elas que futuramente, conforme você for dando corpo a história, poderão lhe render bons plot-twists. 

BÔNUS: Materiais que podem servir de base durante o processo 

  • Podcast: EscritaCast

O EscritaCast é um podcast de dicas para escritores de ficção que conta com a apresentação de Carlos Rocha e Newton Nitro. 

Eles levam dicas de como você pode exercitar a sua escrita para se tornar um grande escritor de ficção — além de trazer episódios com autores e tratar de temas como: autopublicação, como começar a criar mundos de fantasia, leitura crítica e muito mais.

  • Livro: Sobre histórias 

Como grande autor e leitor, C.S. Lewis reúne em sua obra “Sobre histórias” um conjunto de artigos, ensaios, resenhas e muitos outros materiais que lhe inspiraram durante a sua caminhada como escritor.

Ali, estão reunidas muitas de suas ideias sobre escrita, construção de histórias, ficção científica e literatura para crianças.

  • Filme: A Senhora da Van

O filme conta a história do escritor Alan Bennett (Alex Jennings) que, ao se mudar para um bairro em Londres, se torna vizinho de uma idosa que mora dentro de uma van. 

Com o passar do tempo, Alan descobre que Mary, sua vizinha, possui muitos segredos e, justamente por isso, ela acaba por se tornar inspiração para uma de suas histórias.

——————————————

Goatou do conteúdo? Veja Her Campus Cásper Líbero para mais

O texto acima foi editado por Anna Goudard

Caroline Magalhães

Casper Libero '26

Journalism student at Cásper Líbero & Copywriter.