Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

Conheça a História da Jogadora Formiga

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Nascida no subúrbio de Salvador (BA), Miraildes Maciel Mota foi apelidada aos 12 anos por um torcedor, ficando popularmente conhecida como Formiga. De primeira não aprovou o apelido por achar piada, mas depois reconheceu que era parte de seu jogo: correr o campo inteiro e ajudar suas companheiras de time. Ao lado de Garrincha, ela dá nome ao torneio de futebol feminino da Faculdade Cásper Líbero, a Taça Formiga.

Ainda muito jovem, Formiga já se destacava nas peladas entre família e amigos. Ao ver uma mulher jogando bola, o machismo era tão enraizado que a jogadora chegou até mesmo a apanhar algumas vezes de seus irmãos. Vinda de uma família pobre, as dificuldades em se tornar uma jogadora em um universo predominantemente masculino eram ainda maiores,. Mas a dedicação de Formiga era gigante. Aos 15 anos foi revelação do campeonato brasileiro, o que influenciou sua convocação logo em seguida para representar a Seleção Brasileira.

Em sua trajetória, a atleta já atuou em clubes de grande importância no cenário brasileiro, como São Paulo, Santos e Portuguesa, e nos clubes internacionais de New Jersey, Jersey Sky Blue, FC Gold Pride e Chicago Red Stars. Atualmente joga no grande clube europeu Paris Saint-Germain.

Formiga se consagrou como uma jogadora de extrema importância para a história da Seleção Brasileira. Em sua carreira participou de seis olimpíadas e é a única jogadora de futebol a ter esse feito, sendo dona de duas medalhas de prata em jogos olímpicos. Nas copas do mundo a história se repete: são seis copas na lista de Formiga, atuando ao lado de jogadoras como Marta e Cristiane. Nos jogos Pan-Americanos, carrega três medalhas de ouro e um título Sul-Americano.

Atuando pela Seleção Brasileira há mais de 20 anos, Formiga resolveu pendurar suas chuteiras em 2016 e apenas continuar defendendo o time em que jogava. Mas em 2018, com uma proposta do técnico Vadão, optou por voltar a defender a amarelinha.

Homenageada em 2015 por sua trajetória, a atleta foi a primeira jogadora, juntamente com Marta, a integrar a Sala Anjos Barrocos no Museu do Futebol, que até então era somente composta por homens. Formiga está ao lado de jogadores como Pelé, Garrincha e Ronaldo.

A carreira de Formiga é marcada pela superação: a volante driblou todos os obstáculos colocados em seu caminho. O racismo, machismo e a sua condição econômica fizeram de Formiga uma mulher que cresceu cada vez mais decidida a ultrapassar todas as barreiras que lhe fossem impostas. O amor ao futebol e a dedicação intensa eram vistos desde a época em que jogava descalça com os pés no asfalto. A humildade, a impetuosidade e toda sua devoção ao esporte a fizeram ser uma das maiores jogadoras brasileiras da história do nosso futebol feminino. 

Brenda Mendes

Casper Libero '20

A journalist who loves sports and music
Anna is a 21 year old from Sao Paulo, Brazil, who studies Journalism at Casper Libero University. She’s currently the Editor in Chief of Her Campus CL's Chapter and is pretty obsessed with fashion, beauty and (trashy) reality TV shows.