Her Campus Logo Her Campus Logo
Culture

Cinema Nacional: confira oito produções que retratam a situação sociopolítica do país 

The opinions expressed in this article are the writer’s own and do not reflect the views of Her Campus.
This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado em 19 de junho. Essa data faz referência ao dia em que teriam sido gravadas as primeiras produções cinematográficas brasileiras, isto é, o dia 19 de junho de 1898.

Apesar do cinema brasileiro não ser devidamente valorizado na própria nação, existe uma coleção de obras cinematográficas que exibem o cotidiano do país, afinal, eu tenho certeza que você já se sentiu representado ou se identificou muito com algum filme nacional.

Por isso, para celebrar o cinema brasileiro, aqui estão oito produções que retratam a situação sociopolítica do Brasil para você conferir:

Cidade de Deus (2002)

O filme Cidade de Deus retrata a história de Buscapé, um jovem pobre e negro – que vive na favela carioca Cidade de Deus, conhecida por ser um dos lugares mais violentos do Rio de Janeiro. O drama enfatiza a construção social dos moradores da comunidade e a ausência do Estado nesse processo. 

Democracia em Vertigem (2019)

O documentário Democracia em Vertigem aborda a ascensão e queda de um grupo político e a polarização do Brasil. A obra é dirigida pela cineasta Petra Costa e recebeu indicação ao Oscar de Melhor Documentário de Longa-Metragem em 2020. 

Auto de Resistência (2018)

Auto da Resistência é um documentário sobre os homicídios praticados pela polícia contra civis no Rio de Janeiro, em casos conhecidos como “autos de resistência”. A produção acompanha a trajetória de personagens que lidam com essas mortes no seu cotidiano.

Bacurau (2019)

Bacurau é um filme de ficção científica que conta a história dos moradores de um pequeno povoado do sertão brasileiro que descobrem que a comunidade não consta mais em nenhum mapa. Aos poucos, eles percebem coisas estranhas na região, como carros atingidos por tiros, aparecimento de cadáveres e drones passeando pelo céu. Quando chegam à conclusão de que estão sendo atacados,o grupo precisa identificar o inimigo e planejar um meio de defesa.

Irmandade (2019)

Irmandade é uma série que conta a história de uma advogada que descobre que seu irmão é líder de uma facção criminosa e recebe a missão de se infiltrar em sua gangue  e ser uma informante da polícia.

É uma produção original da Netflix e aborda a pobreza, a violência, o racismo, entre outras questões sociais.

Que Horas Ela Volta (2015)

O filme Que Horas Ela Volta conta a história da pernambucana Val, uma empregada doméstica que se muda para São Paulo em busca de melhores condições de vida. Trata-se de exibir as contradições nacionais de desigualdade e exploração através da relação entre patrão e empregado. A obra recebeu diversas premiações do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Segunda Chamada (2019)

Segunda Chamada é um seriado original do Globoplay, que se passa no ensino noturno de jovens e adultos da EE Carolina Maria de Jesus, onde o diretor e os professores estão determinados a mostrar aos alunos o poder de transformação social da educação.

Casa Grande (2014)

Casa Grande é um drama sobre a trajetória de uma família da alta burguesia carioca que vai à falência. Os privilégios que obtinham antes, agora se foram, e os membros da família são obrigados a cortar luxos e conviver com pessoas fora de seu grupo social. O filme explora os traços da desigualdade social no Brasil.

A partir dessas produções, podemos compreender um pouco mais sobre a situação sociopolítica do Brasil de maneira mais didática. 

—————————–

O artigo acima foi editado por Fernanda Alves Davi.

Gostou desse tipo de conteúdo? Confira Her Campus Cásper Líbero para mais!

Isabel Gomes

Casper Libero '26

Hey! I’m Isabel, writing is one of my passions, and I came to share it with the world.