10 Séries Para Maratonar Até o Fim de Fevereiro

O Carnaval esteve aí e nós sabemos que nem todo mundo é fã de muita festança. Bebida, marchinhas, purpurina e folia não são para todos os gostos. Ainda assim, se há uma unanimidade é a de que o feriadão foi muito bem-vindo, principalmente para quem conseguiu emendá-lo.

Por falar em feriadão, dizem as más línguas que o ano só começa mesmo depois do Carnaval. Então, para você não ficar de bobeira e aproveitar esse começo de semestre em grande estilo, pegue sua pipoca, seu pijama mais confortável e anote nossas dicas de séries para assistir. Elas são bem curtinhas, então se organizar certinho, dá para se atualizar em várias delas antes das provas e trabalhos da faculdade chegarem!

#1 - As Telefonistas

Blanca Suárez and Nadia de Santiago in Las chicas del cable (2017)Créditos: IMDb

Essa série é um pedacinho do paraíso. Se você não acredita em mim, vamos aos fatos: As Telefonistas (Las Chicas Del Cable) é uma produção espanhola que foi lançada na Netflix em 2017 e se passa no ano de 1928.

A trama começa com Alba (Blanca Suárez) fugindo para Madrid e trocando de identidade por conta de um crime com o qual se envolveu. Lá, ela é coagida a entrar em uma empresa de telecomunicações para cometer um roubo e acaba conhecendo Marga (Nadia de Santiago), Carlota (Ana Fernández Garcia) e Ángeles (Maggie Civantos), três telefonistas que mudam seu destino por completo.

Só o fato de se passar nos anos 20 já é motivo de muito amor, porque os figurinos dessa série são de tirar o fôlego. Além disso, o roteiro aborda questões importantíssimas, como violência doméstica, mulheres no mercado de trabalho e machismo. Não dá para perder!

#2 - The Sinner

Jessica Biel in The Sinner (2017)Créditos: IMDb

Quem aí se lembra da Jessica Biel dos filmes de terror da década passada? Pois bem, se você achava que ela não tinha muito a oferecer como atriz, pode tirar seu cavalinho da chuva. Em The Sinner, série original da Netflix, ela surpreendeu todo mundo com sua atuação.

Sua personagem é uma mulher que, durante um surto, mata um homem na praia. E ninguém esperava por isso, já que ele era um total desconhecido. Porém, aos poucos a história vai se desenrolando e respondendo todos os nossos questionamentos.

A série tem um roteiro envolvente que prende o espectador na trama do início ao fim. Você pode não se sentir confortável assistindo, mas isso não significa que vai querer largar um minuto sequer. Quem sabe esse suspense não possa te fazer companhia nesse fim de mês?

#3 - Dynasty                                                             

Imagem relacionadaCréditos: IMDb

Quem aí adora uma trama de gente rica? Depois de Gossip Girl, muita gente ficou sedenta por mais séries do mesmo nipe: festas extravagantes, roupas de grife e segredos revelados da alta sociedade. Mas parece que nossas preces foram ouvidas e os criadores de GG trouxeram para a Netflix um novelão que fez muito sucesso nos EUA na década de 80.

Em Dynasty, acompanhamos os Carrington, a família mais rica de Atlanta. A série começa com a união de Blake Carrington (Grant Show), o patriarca da herança, e Cristal (Nathalie Kelley), funcionária da sua empresa de energia. Isso causa uma reviravolta na vida de Fallon (Elizabeth Gillies) que perde o posto de COO da companhia para sua madrasta e resolve começar uma empresa concorrente por conta própria.

Há também outros personagens maravilhosos que você com certeza vai se apaixonar, como Steven Carrington (James Mackay) que é o irmão rico engajado da série. Se prepare para muita intriga da melhor qualidade, barracos em grande estilo e tudo o que uma novela estilo mexicana tem direito! Melhor do que qualquer  festa — e por enquanto com poucos episódios, o que vai facilitar sua vida de maratonista.

#4 - La Casa De Papel

Úrsula Corberó and Miguel Herrán in La casa de papel (2017)Créditos: IMDb

Se você acessa a internet todos os dias, com certeza já ouviu falar dessa série que está conquistando o coração de todos nós! La Casa De Papel é outra série espanhola que prova que as produções desse país estão ganhando espaço no nosso mainstream. Merecidamente, aliás. O roteiro tenso dessa trama vai te fazer revirar no sofá!

Já pensou em assaltar a casa da moeda da Espanha? Pois é, isso é o que Tóquio (Úrsula Corberó) e os outros integrantes da quadrilha do Professor (Álvaro Morte) planejaram fazer. Mas não pense que é coisa para amadores: a ideia vai muito além de um simples roubo. Túneis subterrâneos, máscaras do Salvador Dali e fabricação de dinheiro: só não contamos mais porque seria spoiler.

Além de ser uma história envolvente com personagens interessantes e densos, o suspense conta com atores e atrizes super gatos que estão fazendo todo mundo babar. Nossa dica é assistir legendado, já que o sotaque espanhol vai trazer um plus para sua experiência assistindo.

#5 - Jessica Jones

Krysten Ritter in Jessica Jones (2015)Créditos: IMDb

“Mas essa daí não é antiga”?  Na verdade, Jessica Jones ficou disponível para os serviços de streaming no remoto ano de 2015. Isso também significa que se você não assistiu ainda essa obra espetacular, é melhor tirar logo o atraso, já que a nova temporada chega em Março para a gente se deliciar.

Nada de esperar aquele clichê dos seriados de super-heróis. Com um roteiro incrivelmente denso, a história traz dos quadrinhos a envolvente Jessica Jones, uma jovem que possui uma força descomunal e não está nem aí para isso. Na verdade, sua única preocupação é a de pagar seus boletos fazendo bicos de investigadora particular. Porém, apesar da aparente despreocupação, Jessica é uma personagem muitíssimo bem aprofundada, com um passado terrível que nos faz refletir sobre questões diversas.

O vilão, Kilgrave, é o maior embuste da face da terra — e se parece com muitos que nós conhecemos. Isso porque muito é teorizado que todo o seu poder de forçar as pessoas a fazerem o que não querem (ou melhor, fazê-las querer algo que antes não queriam) representa muito bem o que acontece em um relacionamento abusivo. É preciso assistir para entender melhor a profundidade disso, mas deixamos claro que vale muito a pena! São poucos episódios e é um verdadeiro prato cheio.

#6 - The End of The Fucking World

Créditos: IMDb

Há quem ame, há quem odeie. Mas uma coisa é certa: The End of the Fucking World não será nada do que você esperava. A série britânica, que estreou em Janeiro de 2018 na Netflix, já deu muito o que falar e dividiu corações.

A história gira em torno de James (Alex Lawther) que sempre pensou ser um psicopata e alimentou o desejo de matar alguém. Inclusive, enquanto o hobbie de alguns é sentar, o de James era matar animais por puro prazer. Tudo muda quando ele conhece Alyssa, uma jovem igualmente perturbada que se envolve com o garoto e o convence a fugir para tentar encontrar seu pai.

Apesar de parecer um roteiro de romance com suspense (e muitas vezes exploram essa possibilidade), os personagens têm suas histórias de vida complicadas tratadas com humor, o que transforma a narrativa em uma tragicomédia. Mas não espere simpatia ou uma total identificação: os dois são praticamente anti-heróis e cometem erros que não são nada bonitos. Os episódios de The End of the Fucking World são de aproximadamente 20 minutos, sendo bem fácil de maratonar!

#7 - Altered Carbon

Martha Higareda and Joel Kinnaman in Altered Carbon (2018)Credits: IMDb

Lançada esse mês na Netflix, Altered Carbon já ganhou projeção na mídia e conquistou muitos fãs. Isso já comprova que a ficção científica tem atraído cada vez mais público, assim como Black Mirror. Baseada em um livro homônimo, a premissa é muito convidativa: e se a morte pudesse ser burlada de alguma forma? Em 2384, uma descoberta científica possibilitou o armazenamento de consciência em stacks, de forma que, quando o corpo do indivíduo ficasse totalmente debilitado, ele pudesse simplesmente trocar para outro e se utilizar do seu tempo de vida. E claro, como toda boa história, a crítica social também entra em jogo: quem possui os melhores corpos são os que têm mais dinheiro.

O protagonista é Takeshi Kovacs (Joel Kinnaman), um guerreiro que foi congelado por 250 anos e acorda nessa nova realidade. Com uma estética semelhante à Blade Runner, a série conta com apenas 10 episódios que prometem te prender do início ao fim.

#8 - Alias Grace

Sarah Gadon and Jonathan Koensgen in Alias Grace (2017)Credits: IMDb

Uma mulher é acusada de matar seus patrões a sangue frio. Porém, ela não é qualquer pessoa: era a empregada domestica da casa, Grace Marks (Sarah Gadon). A história se passa anos depois do julgamento, e oscila entre visões do passado e do presente.

Alias Grace aborda uma questão primordial: a verdade. Durante as conversas que ela tem com seu terapeuta, com quem começa a ter uma certa atração, toda a veracidade dos fatos fica no ar. Seria a visão dela a mais próxima da realidade ou ela está mentindo o tempo todo sobre sua inocência no caso?

 A série, baseada em um livro da mesma autora de The Handmaid’s Tale, tem uma única temporada, na qual a história é concluída. Vale muito a pena assistir!

#9 - Mindhunter

Jonathan Groff in Mindhunter (2017)Créditos: IMDb

Essa é para quem curte uma boa história sobre a mente dos criminosos. Mindhunter é uma série de drama policial lançada em Outubro pela Netflix, sendo baseada em um livro de mesmo nome.

Em um clima constante de documentário, a trama traz relatos factuais sobre a busca da compreensão do pensamento de um psicopata. Dois agentes do FBI começam a frequentar prisões para conversar com pessoas que cometeram crimes terríveis para tentar, dessa forma, encontrar um padrão.

Algumas pessoas podem achar que a história acontece de forma lenta — o que é verdade. Mas apesar da ausência de um suspense que vá te prender do começo ao fim, o que mais instiga as pessoas a assistirem é a curiosidade sobre o tema, além do protagonista que é super proativo e faz as coisas acontecerem.

#10 - Retribution

John Lynch, Laura Fraser, Gary Lewis, Juliet Stevenson, Elizabeth Healey, Joe Dempsie, and Joanna Vanderham in One of Us (2016)Créditos: IMDb

Essa é uma série escocesa que foi lançada na Netflix recentemente e não chamou tanto a atenção do público. Porém, se você é do tipo que ama um bom mistério, vai se apaixonar por Retribution.

Com apenas 4 episódios, a narrativa gira em torno de duas famílias que são abaladas pela morte de um casal, assassinados dentro da própria casa. Porém, o dilema não é apenas esse: após um acidente de carro em uma tempestade, um rapaz é acolhido pelos parentes dos mortos que descobrem que aquele é o verdadeiro assassino de seus filhos.

São duas tramas diferentes que amarram a série, muito bem construídas e com um final surpreendente. Pela curta duração, fica fácil aproveitar o resto de Fevereiro para assistir tudo de uma vez!

Edição: Letícia Giollo