Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

10 Personagens que Simplesmente Amamos Odiar

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Bem versus Mal: os dois conceitos pilares para a construção de toda grande narrativa. É comum encontrarmos nos livros, séries e filmes que tanto amamos uma subdivisão muito clara de situações e personagens de acordo com esses princípios. Quase instantaneamente, você se vê obrigado a classificar o lado da força pelo qual você decide lutar.

Muito já foi discutido a respeito da dinâmica dessa relação. Mas há ainda uma perspectiva pouco explorada, e claramente ignorada através de séculos: a do fandom. Todos aqueles que acompanham séries e filme – a ponto de decorarem falas e maratonarem temporadas – conhecem a importância do vínculo criado entre o espectador e cada um dos personagens que compõem a trama.

Essa ligação ultrapassa qualquer barreira superficial. É simplesmente insuportável ouvir alguém de fora chamar um dos personagens da sua série favorita de “malvado”. Afinal, você acompanhou a evolução dele e descobriu a verdade: ele é apenas incompreendido.

Ninguém melhor que um fã para compreender a relatividade dessa classificação. Pensando nisso, decidimos listar alguns dos personagens que tem o poder de tornar ainda mais tênue a linha entre amor e ódio.

Georgina Sparks (Gossip Girl)

Spotted: Ex Gossip Girl flagrada estreando a lista de personagens odiosos mais amados de todos os tempos. Desculpe Serena, seu cabelo reluzente não vai garantir seu lugar por aqui. Quem acompanha as tramas glamourosas da elite mais fofoqueira de Manhattan sabe bem: onde há escândalo e conspiração, certamente há Georgina Sparks.  Blair pode até ser a rainha da escadaria do Matts, mas a verdadeira estrela em termos de esquemas e chantagem emocional, sem dúvida, é Georgina. Mãe de todos os planos, semeadora da discórdia, G é a enciclopédia viva dos códigos de conduta da alta sociedade. E o verdadeiro espírito da Gossip Girl. You know you love her, XOXO.

Fonte: GIPHY

Francis “Frank” Underwood (House of Cards)

Apresentamos a vocês, Francis Underwood, líder nas pesquisas das eleições para Presidente desta lista. O candidato se enquadra entre os poucos protagonistas dentro do perfil “odiamos admitir que amamos” e sua característica marcante é ser um estrategista assumidamente desonesto. Desde o primeiro episódio da série nos encontramos como o meme da Nazaré; fazendo cálculos para entender o teorema dessa relação. Vamos combinar, matar o cachorrinho logo na primeira cena não foi uma das melhores maneiras de causar uma boa impressão. Até o fim do episódio, no entanto, já estávamos tão envolvidos pela narrativa de Frank que passamos, sem notar, do estágio de julgamento para a fase de admiração secreta.Chame-o de dissimulado, ambicioso, oportunista e tudo isso será verdade. Mas não se engane: você votaria por ele mesmo assim. Frank for President!

Fonte: GIPHY

Cersei Lannister (Game of Thrones)

Ah, as coisas que aceitamos por amor… Se você estava torcendo para encontrar a Rainha do vinho e dos discursos ambíguos nesta lista, não se preocupe. Quem nunca teve sentimentos conflitantes em relação a sagaz e manipuladora Cersei Lannister, que atire a primeira pedra! Para a primeira Rainha de Westeros não existe meio termo; ela é capaz de qualquer coisa para manter o controle da guerra dos tronos. A gente chega até a esquecer das maldades quando ela mostra as garras e, como uma leoa, luta incondicionalmente pela segurança de seus filhos. Diga o que quiser de Cersei, mas é impossível negar o poder que ela tem sobre os nossos corações.

Fonte: GIPHY

Katherine Pierce (The Vampire Diaries)

Katherina Petrova – Katherine Pierce, nos últimos séculos – pode até ser fisicamente parecida com Elena Gilbert, mas as semelhanças terminam por aí. Não se deixe enganar pelas palavras doces e olhar inocente, Kat é a maior vampira manipuladora que você respeita! Sarcástica e inteligente, a doppelganger é conhecida entre vampiros, humanos e fandom por sempre encontrar uma maneira de tirar vantagem de toda e qualquer situação. Seja em prol de sua sobrevivência ou de seu ego, suas aparições são sempre motivo de expectativa e comemoração. Não podemos negar que, bem lá no fundo, todos esperávamos que ela desse um jeito de continuar como traveller no corpo de Elena… Seja como for, a esperança em TVD é a última que morre – e se morrer, tem grande chance de voltar. #StaystrongKath.

Fonte: GIPHY

Rumplestilskin (Once Upon a Time)

Era uma vez um homem que não conseguiu ser um herói. Ele foi chamado de covarde por escolher a família acima do dever. Seu nome era Rumplestilskin e sua sede por poder cresceu o suficiente para torná-lo parte do time dos vilões. Mais especificamente, The Dark One. Os enigmas sorrateiros, o humor sarcástico, os grandes esquemas oportunistas – isso sem contar a risadinha característica – contribuíram para garantir o lugar dele nessa lista. Mas, como quase todos os personagens em Once Upon A Time, Rumple mostra que o mal não é intrínseco; é criado. O amor pelo filho Bae e por Belle revelam um outro lado capaz de nos fazer torcer e acreditar na redenção do homem mais detestado de todos os reinos. Toda magia vem com um preço, e por isso sabemos que esse momento pode demorar… Até lá, seguimos acreditando.

Fonte: GIPHY

Regina George (Meninas Malvadas)

Por que somos tão obcecados por ela?! Levante a mão se você já se sentiu pessoalmente vitimizado por Regina George. Agora, levante a mão se, ainda assim, você não pode evitar amar a história e as frases de efeito dessa menina malvada. I know, right? Desde o rosa as quartas, a tradição do Jingle Bell Rocks, e até mesmo a traição toda quinta na sala de projeção em cima do auditório, fazem com que o Ensino Médio em North Shore seja único. Nós sabemos bem que o mal toma forma na figura de Regina George, e que as maneiras peculiares encontradas por ela para lidar com os desafios não são as mais… digamos… recomendáveis, mas é impossível passar pela influência da líder das Plastics sem criar um vínculo de respeitoso julgamento.

Fonte: GIPHY

Emily Gilmore (Gilmore Girls)

Puxe uma cadeira e fique confortável. Pense nisso como mais uma noite de sexta feira jantando na casa dos Gilmore. Vamos servir algumas verdades secretas à mesa. Exigências de Emily, a representante da primeira geração de mulheres dessa narrativa. Reduzir esta personagem a uma mera figura conservadora, herança das décadas de 50/60, tornou-se senso comum. Tudo bem, ela é sim um tanto quanto tradicional, não podemos negar. Mas, por trás do discurso elitista e aparência impecável, Emily prova ser bem mais do que apenas um estereótipo. Dona de um humor ácido e de uma extensa coleção de ressentimento, a líder das Filhas da Revolução Americana usa métodos nem sempre ortodoxos para conquistar o que deseja. Ela trabalha duro para manter o que conquistou e se frustra quando as coisas fogem de seu controle. Emily é, e sempre será de extrema importância nessa história sobre mães e filhas. Prepare um charuto e levante um copo de whisky, o brinde de hoje é em homenagem a ela!

Fonte: GIPHY

Coringa (DC)

Por que tanta seriedade? É hora de falar do vilão mais carismático da DC Comics. Pouco se sabe sobre a verdadeira história do Coringa, por isso é tão difícil compreender o funcionamento de sua mente e suas razões. Um assassino? Sim. Humor negro altamente aguçado? Confere. Desequilibrado mentalmente? Definitivamente. Eis o que se sabe: ele é a alma de Gotham City. Apesar de todos esses pontos parecerem contras, todos os fãs de quadrinhos e filmes de super herói comemoram as aparições e vibram com as frases de efeito típicas do nosso comediante mortal favorito. Afinal, não há motivos para guardar rancor, não é como se o Coringa fosse matar você. Ele apenas vai machucar muito.

Fonte: GIPHY

Draco Malfoy (Harry Potter)

Após 20 anos de ódio injustificado, precisamos falar sobre Draco Malfoy; o bruxinho de cabelos louro-prateados que atrapalha – com estilo – os planos do trio protagonista. Mimado, ambicioso e invejoso? Sim. Mas isso não é o suficiente para torná-lo o vilão da história, certo? Afinal, todos nós sobrevivemos aos coleguinhas implicantes no jardim de infância. Draco certamente sabe usar seus poderes para causar problemas, mas temos que concordar: sem ele, Harry não teria entrado na Floresta Proibida, conseguido a Varinha das Varinhas ou mesmo sobrevivido à Sala Precisa no sétimo livro. Isso significa que devemos à Malfoy muitas das aventuras que marcaram a nossa infância. Sonserina, sim!

Fonte: GIPHY

Janice (Friends)

OH! MY! GOD! Você achou mesmo que esqueceríamos de mencionar Janice nesta lista? Rárárárá…Jamais! Para aqueles que acompanharam o dia a dia dos seis melhores amigos de Friends durante 10 temporadas, o espaço dessa personagem de risada peculiar está mais do que representado pela categoria “amamos odiar”. Poderíamos definir Janice em apenas uma palavra: Irritante. E como se não bastasse, ela ainda aproveitou todas as oportunidades para atrapalhar o relacionamento de Chandler e Monica ao longo da série. O que não deixou ninguém satisfeito. Apesar disso, suas participações garantiram as boas risadas tragicômicas que demos e nunca decepcionaram no quesito diversão. A verdade é que nos acostumamos à Janice; ela e sua voz estarão sempre presentes em nossas lembranças.

Fonte: GIPHY

Ufa, são muitas emoções! Essa lista teria potencial para ultrapassar até mesmo as metas de assassinato de Arya Stark. Sentiu falta de algum personagem por aqui? Compartilhe com a gente mais nomes que fazem você rever todos os seus conceitos sobre o bem e o mal.

Edição: Letícia Giollo

Giovanna Pascucci

Casper Libero '22

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero que ama animais e falar sobre séries.