Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

Transição Capilar: Desmistificando o Processo

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Saiba o que é e como cuidar dos seus fios durante a transição capilar

Após anos de alisamento e química, muitas pessoas passaram a aderir a transição capilar para recuperar a saúde e a forma natural de seus cabelos. Com ela, é possível trazer em períodos de tempo variáveis o retorno dos fios, fazendo com que produtos químicos fortes saiam do cabelo de uma vez por todas.  Mas calma, ainda tem dúvidas sobre quais são os processos e produtos que envolvem a transição capilar? O Her Campus vai te ajudar.

O que realmente significa a transição capilar?

 

A transição capilar abrange o período entre o abandono de produtos químicos e processos de alisamento artificial e retorno do cabelo natural. Porém, muito se tem falado da transição capilar como um processo de aceitação dos vários tipos de cabelos cacheados e crespos e a volta da autoestima de muitas mulheres.

Para a estudante de produção audiovisual de 21 anos, Gabriela Almeida, a transição capilar surgiu após perceber que seu cabelo estava muito fragilizado devido às escovas progressivas, sendo como um choque de realidade para que ela parasse de vez com o alisamento artificial. “Meu cabelo quebrou demais, e depois da transição finalmente encontrei minha autoestima. Percebi como o meu cabelo se ajustava a minha personalidade e me senti muito bem comigo mesma e com a minha aparência. Foi a melhor coisa que fiz”.

Já para a auxiliar administrativa de 20 anos, Thaís Leidjane, a transição teve início após ficar desempregada e não ter como fazer a manutenção do alisamento. Ela conta que a ajuda de suas amigas foi muito importante para que tivesse motivação de continuar com os cuidados necessários. “É muito difícil ver duas texturas diferentes no seu cabelo, ficar fazendo texturizações ou viver de cabelo preso. Foi libertador, no entanto, o momento em que não precisei lavar o cabelo e sair correndo para secar e ficar horas passando chapinha. Foi a melhor coisa que fiz por mim até hoje”.

Big Chop

Há quem prefira passar pelo temido Big Chop (BC) ou “grande corte”, processo o qual a química é retirada do cabelo de uma só vez após a recuperação da raiz. Muitas mulheres não são adeptas a esse método por ser considerado radical e de mudança drástica. A estudante de ciências da natureza de 21 anos, Clara Fernanda, afirma que sua experiência com o BC foi tranquila e que não se arrependeu, já que dispensou muitos cuidados que precisaria ter se continuasse tratando gradualmente o cabelo natural e o danificado. “Aprendi que para me sentir bonita eu não preciso ter um cabelo enorme. Ajudou muito na minha autoestima e a trabalhar minha visão de que cabelos cacheados e crespos são lindos também”.

Texturização Capilar

 

 

 

A texturização capilar é o método que envolve lidar com as duas texturas diferentes do cabelo durante a transição. As técnicas ajudam a disfarçar a parte lisa, dispensando produtos químicos. Métodos com a utilização de papel higiênico e com pequenos coques espalhados por toda a cabeça são muito utilizados para dar textura e diminuir a parte alisada e danificada do cabelo.

Cronograma Capilar

O cronograma capilar é uma forma mais organizada de tratar os fios, seguindo os três principais pilares dessa prática: nutrição, reconstrução e hidratação. Uma das reclamações mais frequentes de quem está em transição é a queda e a quebra dos fios.  Isso acontece porque o cabelo está crescendo e a parte danificada continua frágil. E é geralmente por isso que a madeixa se parte quando penteada.  

A reconstrução deve ser feita para evitar essa quebra excessiva. Esse processo pode ser realizado com diversas máscaras de tratamento e com o uso de queratina líquida, já que contém muita proteína, o que fortalece o fio.

Já a nutrição e hidratação caminham juntas para amenizar a briga de texturas e tornar o cabelo mais saudável e forte.  Ambos os tratamentos podem ser feitos com máscaras facilmente encontradas em farmácias e mercados, podendo misturar óleos vegetais, muito ricos em proteínas e com diferentes propriedades que auxiliam no brilho e na recuperação capilar.

Alternativas e Suporte

Tranças sintéticas, laces e penteados podem ser opções viáveis para quem deseja passar pela transição capilar sem passar pelo Big Chop. Para aprender mais sobre essas alternativas e cuidados com o cabelo em transição, existem diversos canais no youtube, livros e grupos no facebook dedicados não só a transição, mas também como uma fonte de incentivo onde pessoas podem trocar dicas e experiências.

“Eu gosto muito das youtubers Raiza Nicácio, Lari Vieira e Yuli Balzak, mas os que me ajudaram mesmo foram os grupos no facebook. Existem vários, mas o primeiro que eu entrei foi um para Low poo/No poo iniciante. Lá aprendi sobre produtos e todas essas coisas”, conta a estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, Rafaela Abud Putini, que começou a transição capilar após quatro anos alisando o cabelo com escovas progressivas.

Motivação

Lidar com a transição capilar pode ser tarefa difícil, ainda mais se ela vier acompanhada de comentários negativos sobre as mudanças capilares. A estudante de fisioterapia, Francislaine Bordin, contou ao Her Campus que grande parte dos comentários vieram de familiares que não entendiam o motivo pelo qual preferiu optar por seu cabelo natural. “Minha mãe até hoje diz para eu fazer química para “tirar o volume”. Antes, as pessoas me olhavam torto nas ruas as vezes, mas eu me sinto linda e muito mais confiante e feliz”!

Edição: Marcela Schiavon

Giovanna Pascucci

Casper Libero '22

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero que ama animais e falar sobre séries.