Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

Casperianas Fotografas: O Amor Por Trás das Lentes

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Ao que se sabe, a primeira fotografia reconhecida foi realizada por um francês, Joseph Nicéphore Niépce, no ano de 1826. Apesar disso, grandes nomes contribuíram para o desenvolvimento da fotografia como a conhecemos atualmente. Como Claude Niepce, Louis Jaques Mandé Daguerre, John F. Goddard, James Clerk Maxwell, Ducos du Hauron e Richard Leach Maddox.

Apesar desses nomes famosos, sabemos que uma boa foto pode ser feita por pessoas anônimas. Basta ter curiosidade, vontade de aprender e amor pelo o que está realizando.

É o caso da casperiana Laura Uliana, de 20 anos, que desde pequena começou a se interessar por essa arte, graças a influência de seu pai, que também fotografava. Mas foi quando ingressou na faculdade que ela começou a realmente fotografar. Hoje, ela usa para o lado profissional, “mas não como fotógrafa e sim como pesquisadora. Fotografo por hobby e paixão, principalmente no analógico”, afirma.

Credits: Laura Uliana

No caso da Rafaela Biscalchim, de 21 anos, o interesse surgiu por que ela nunca gostou de finais, então na fotografia descobriu um jeito de deixar sempre guardado. Para ela, é muito mais um hobby do que profissional, mas fica encarregada de fotografar os pequenos eventos que acontecem em seu trabalho.

Já com a Larissa Rosa, de 20 anos, a falta de imagens nos álbuns de família foi algo que a incomodou e a fez entender a importância da fotografia como conservação da memória e construção de identidade. Logo que ganhou sua primeira câmera amadora, começou a registrar as pessoas ao seu redor em momentos espontâneos. Ela afirma que é tanto um hobby quanto profissional, apesar de não sobreviver com a fotografia, sempre que teve oportunidade fez trabalhos, o que a possibilitou comprar equipamentos. Larissa já ajudou em casamentos, formaturas e festas religiosas, mas se encontrou no fotojornalismo, quando veio morar em São Paulo e começou a cobrir algumas manifestações.

O que mais gostam de fotografar

Laura diz amar fotografar “coisas loucas”, buscando experiências mais estéticas. Seu trabalho de conclusão profissionalizante foi com tintas neon! Mas também diz amar fotografia de viagem e de rua.

Credits: Rafaela Biscalchim

A Rafaela diz que gosta do clichê, de fotografar paisagem. Ela não liga pra quando dizem que fazer esse tipo de foto é muito simples, pois faz isso por si própria, “para lembrar de como eu olhava para tal lugar quando vivi uma determinada situação que me marcou”.

Credits: Larissa Rosa

Mas as crianças são mesmo a paixão da Larissa, que diz amar a espontaneidade delas e o fato de não fazerem pose para câmera.

Inspirações

Os ídolos da Laura são muitos: Robert Capa, Cartier-Bresson, Man Ray, Sally Mann, Abelardo Morell e Gregory Crewdson, cada um com sua particularidade, desde a genialidade até visão poética. E o que a mais encanta nessa arte é justamente a pluralidade de possibilidade e o fato de que fotografia tem uma importância artística, mas também pessoal, “temos a fotografia em momentos importantes da vida e ao mesmo tempo a usamos para fazer arte. E muito plural!”.

Credits: Bia Vecchi

Diferente da Laura, a Rafaela se inspira em qualquer pessoa que goste de fotografar, já que ela adora olhar o trabalho das pessoas e conhecer os pontos de vista delas. Acreditando que para quase todas as situações da vida, depende do ponto de vista.

A Larissa admira pessoas que teve como professoras, amigas ou colegas de cursos. O registro em si, é o que mais a deixa encantada pela fotografia.

O que a fotografia representa na vida das Casperianas

Credits: Karem Keiko Nakahata

É impressionante como a arte tem força na vida dessas mulheres. Mesmo sendo só um hobby ou o meio profissional, a fotografia possui grande valor na vivência delas.

“Paixão – Laura Uliana e Beatriz Vecchi

Lembrança – Rafaela Biscalchim

Poder – Laís Biquini

Sentimento – Melissa Ery

Credits: Melissa Ery

Escape – Fernanda Grillo

Emoção – Beatriz Jannini e Carolina Burzaca

Expressão – Débora Romanini

Aprendizado – Karem Keiko Nakahata

Prazer – Carol Carballo

Essência – Miriam Morales

Poesia – Cibele Pontes”

Trabalhos

As imagens divulgadas foram autorizadas pelas fotografas e possuem todos os direitos reservados.

Giovanna Pascucci

Casper Libero '22

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero que ama animais e falar sobre séries.