Her Campus Logo Her Campus Logo
placeholder article
placeholder article

10 Escritores Que Você Precisa Conhecer

This article is written by a student writer from the Her Campus at Casper Libero chapter.

Segundo o dicionário, ler significa percorrer com a visão, decifrando um código por uma relação estabelecida entre as sequências dos sinais gráficos e significados próprios de uma língua natural. Mas quem gosta de ler sabe que dá pra traduzir tudo isso em “viajar na imaginação”. Quando se lê, é possível ir à Hogwarts, à Terra Média, à praia, à cidade, ao campo ou até à dimensão mais profunda dos nossos sentimentos.

Pensando nisso criamos uma lista com alguns dos autores que você não pode deixar de conhecer.

J. K. Rowling

Foto: The Sirens Rise

Para começar a lista com muita magia é preciso colocar J.K. no topo. A inglesa nasceu em 1965 e lançou em 1997 – após ouvir diversos “não” – Harry Potter e a Pedra Filosofal, o primeiro livro do bruxo mais amado do mundo por crianças, adolescentes e adultos. A saga mágica terminou dez anos depois, em 2007, com o sétimo e último livro, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Também vale a pena conferir suas outras obras, como Morte Súbita, O Chamado do Cuco, O Bicho-da-Seda e Vocação para o Mal.

Benjamin Alire

Foto: Media-Addict

O norte-americano escreve e publica livros há muito tempo, mas um de seus maiores sucessos, Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo, só foi lançado no Brasil em 2012. A história é sobre as descobertas da adolescência de dois garotos que acabam se aproximando, mas vai muito além disso. Neste ano o autor também lançou A Lógica Inexplicável da Minha Vida, que também segue a linha de ficção juvenil.

Sarah J. Maas

Foto: Helô Freitas

Sarah é a atual queridinha dos amantes de fantasia. A escritora lançou em 2012 o primeiro livro da série Trono de Vidro que traz como personagem principal a assassina Celaena Sardothien. Se você gosta de histórias com mulheres fortes e poderosas, não pode deixar de ler a saga que atualmente está no quinto volume. Ela também é a autora da saga Corte de Espinhos e Rosas, focada na feérica Feyre que também é cheia de magia, mistérios e fortes personagens femininas (e lições sobre feminismo!!!).

Jennifer Brown

Foto: Grupo Autêntica

Jennifer não brinca de escrever sobre assuntos sérios, mesmo que seu público-alvo sejam (em sua maioria) adolescentes. Tratando de temas como bullying, suicídio e relacionamentos abusivos, a estadunidense sabe como deve abordar temas são sensíveis em uma narrativa. Aqui no Brasil apenas dois de seus livros foram publicados: A Lista Negra e Amor Amargo.

Se você é sensível em relação à esses temas, recomendo que leia as histórias apenas quando se sentir preparado, pois contém alguns gatilhos, apesar de Jennifer fazer um trabalho impecável, sútil e que sempre é acompanhado de muita cautela.

J. R. R. Tolkien

Foto: Mental Floss

Se Tolkien não foi um gênio, então não sei o que este homem foi. O autor de Senhor dos Anéis, O Hobbit e diversas outras histórias faleceu em 1973 e deixou um grande legado para aqueles que gostam de fantasia e ficção. Se você quer ficar ansioso, medroso, corajoso e animado com uma só história, escolha qualquer uma deste homem e divirta-se! Ah, e se você gosta de diferentes espécies, como hobbits, elfos, orcs e anões, siga em frente!

Victor Martins

Foto: Victor Martins

Quinze Dias, o romance de estreia do brasileiro, tem conquistado leitores pelo país a fora. O livro conta a história de Felipe, que estava prestes a passar as férias da escola do jeitinho que todo mundo gosta, fazendo vários nadas. Mas só até descobrir que teria companhia durante todo esse período, e que a companhia no caso é um crush não superado, seu vizinho Caio. Além da história incrível, é ótimo ver um livro com personagens homossexuais não estereotipados fazendo sucesso.

Eduardo Spohr

 Foto: Catraca Livre

O carioca e maior fãs de RPG de mesa que você poderá conhecer (ouça qualquer Nercast com a participação deste homem e você entenderá o que estou dizendo) publicou em 2007 um dos melhores títulos de fantasia do Brasil, A Batalha do Apocalipse. O livro conta a história de Ablon, o Anjo Renegado, que terá que reunir seus colegas contra um mal que resultará no fim do mundo caso não seja contido.

Carlos Drummond

Foto: Uol

Poeta, contista, cronista e repleto de sentimentos, esse é um breve resumo desse autor incrível que é considerado por muita gente, o poeta brasileiros mais influente do século XX. Se você gosta do Modernismo e de derreter o coração com poemas, te aconselho a começar por Sentimento do Mundo. Leia também: Alguma Poesia, A Rosa do Povo, José, Claro Enigma, Antologia Poética, Contos de Aprendiz e muitos outros.

Bianca Santana

Foto: Sempreviva Organização Feminista

Quando Me Descobri Negra é o livro de estreia de Bianca. Nele há relatos da própria autora, e de outras pessoas negras, sobre o racismo que enfrentam todos os dias, o qual vai desde os alisamentos no cabelo até as profissões subjugadas. Além de escritora, Bianca é cientista social e jornalista. Ela já foi aluna, e até pouco tempo atrás, era professora, da Faculdade Cásper Líbero.

Martha Medeiros

Foto: Biblioteca de São Paulo

Se você teve ou ainda tem Tumblr, com certeza já reblogou alguma frase da Martha. É quase impossível não se identificar com muitas das poesias e crônicas que a jornalista e escritora já escreveu. Você pode começar lendo A Graça da Coisa, Doidas e Santas, Noites em Claro, Divã e muitos outros.

Edição: Letícia Giollo

Bia, as she prefers to be called, is a Ravenclaw alumnus at Hogwarts Scho... ops. Is a senior journalism student at Casper Libero University. She loves to read, listen to good pop punk music, have fun in summer, eat candies, watch series, play League of Legends and some other games, and follow the eletronic sports (eSports) scenario.
Giovanna Pascucci

Casper Libero '22

Estudante de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero que ama animais e falar sobre séries.